Descanso e carboidrato: Corredores revelam a ‘rotina de campeão’ antes da Maratona Campo Grande
Do mais experiente ao corredor de primeira viagem, atletas compartilham das mesmas recomendações
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Maratona Campo Grande acontece neste domingo (2), reunindo desde quem vai tentar a sorte nos 42 km pela primeira vez até quem já acumula corridas. Mas uma coisa não muda: a rotina de treino e alimentação dos corredores.
A psicóloga Elizangela Oliveira, de 45 anos, é uma das que vai tentar encarar os 42 km pela primeira vez e está com a expectativa nas alturas. “É um feito grande, então tem uma expectativa maravilhosa de que vai dar tudo certo, sempre lembrando de confiar no treino”, diz ao Jornal Midiamax.
Após cinco meias maratonas (21 km), a campo-grandense decidiu se desafiar após os últimos 21 km em Bonito. “Eu vi que o meu tempo melhorou muito e eu terminei a prova muito bem. E isso me fez ter vontade de correr os 42 km”, revela.
Elizangela tem treinado desde dezembro com uma equipe de assessoria, além de personal trainer na musculação, nutricionista e psicólogo. Segundo ela, que corre desde 2016, a rotina de treinos nas últimas duas semanas é menos intensa.
“Diminui a quilometragem, diminui a carga na musculação também e tendo conversas mais frequentes com nutricionista e treinadores, tirando todas as dúvidas e cuidando de dormir bem também”, explica ela, que admite que às vezes bate a ansiedade.
“Primeira vez né? Então, para trabalhar a ansiedade a gente tem que dormir bem também”, diz. Conforme a corredora, nos últimos dias o cuidado com a alimentação aumenta. “Uma ingestão maior de carboidratos bons e cuidar para não consumir nada que seja inflamatório. Aumentar a hidratação também”, descreve à reportagem.
Conduzir e motivar a galera
Por ser sua primeira vez, Elizangela terá como ‘guia’ o Pacer Tiago Mecabo, que vai ditar o ritmo da maratona. “Pacer é um atleta que dita o ritmo do pelotão, ele pode levar os atletas até uma determinada distância ou até mesmo finalizar a prova”, explica Tiago ao Jornal Midiamax.
“Na Maratona de Campo Grande eu vou ser o pacer dos corredores amadores que estão estreando na prova ou até mesmo querem melhorar o seu tempo. Vou puxar o pelotão de corredores amadores que vai correr abaixo de quatro horas. Ou seja, uma velocidade média de 12km/h”, diz o corredor catarinense.
Pela primeira vez em Campo Grande, o experiente corredor de 36 anos só ouviu coisas boas da cidade. “A expectativa é a melhor. Tive boas recomendações da cidade e estou muito ansioso para esse momento”, revela.
Para a rotina e alimentação, Tiago recomenda aumentar a ingestão de carboidratos e líquidos. “O melhor são massas. Os dias que antecedem a prova temos que aliviar a intensidade e o volume de treinos para que o corpo recupere e possamos chegar mais descansados na prova”, recomenda ele.
“A alimentação aumentamos a ingestão de carboidratos e sais mineiras para que possamos ter energia para completar o percurso com segurança”, acrescenta.
Dessa vez como um ‘guia’ dos amadores, Tiago já corre há 18 anos e participou de 18 maratonas. “Meu objetivo é conduzir e motivar essa galera finalizar a sua primeira maratona não deixar ninguém desistir no caminho”, justifica.
Tiago já correu em 8 países diferentes e já foi campeão brasileiro nos 3 mil metros com obstáculos e Campeão Sul-Americano 8 km Cross Country. Neste domingo, vai deixar o lado competitivo de lado para auxiliar os ‘novatos’.
332ª maratona
Outro experiente e que pode ultrapassar o Pacer é o corredor mineiro Nilson Lima, de 70 anos. Ele também correu na 1ª edição e volta a Campo Grande neste ano. “Ano passado aqui foi a minha 297ª e retorno agora para fazer a 332ª”, diz ao Jornal Midiamax.
Em um ano, Nilson correu 35 maratonas ao redor do mundo. “Este ano, em seis meses, foram 21 maratonas no Brasil, Estados Unidos, Japão, África do Sul, Dubai e alguns países da Europa”, cita o corredor.
“A expectativa é das melhores. Até pela mudança do percurso. Correr aqui onde tenho muitos amigos é sempre prazeroso. Desta vez estamos em dez pessoas de Uberlândia. Espero que seja uma bela festa”, conta ele, que achou a 2ª parte da prova no ano passado, mais difícil.
Há duas semana, Nilson correu 90 km na Maratona de Comrades e está com volume de rolagem grande para a Maratona Campo Grande. “Alimentação nada diferente do que já estou acostumado para correr, priorizando carboidratos e proteínas. E uma alimentação leve no pré-prova, com massa, suco e uma carne sem gordura”, diz.
Maratona Campo Grande
Ruas e avenidas do Centro de Campo Grande estarão parcialmente interditadas neste domingo (2) para a 2ª edição da Maratona de Campo Grande. Por isso, caso vá passar pela região, é importante estar atento às interdições.
As vias vão estar totalmente fechadas por volta das 5h e serão liberadas somente às 12h. Entretanto, segundo a organização, as vias serão imediatamente abertas após a passagem do último participante da corrida, o que pode ocorrer antes do horário previsto para o encerramento. Confira as ruas interditadas clicando aqui.
De acordo com o Consórcio Guaicurus, usuários do transporte coletivo devem ficar atentos para mudanças no itinerário das seguintes linhas: 051; 053; 054; 056; 061; 070; 072; 080; 085; 086; 087; 121; 203; 206; 223; 224; 301; 303; 401; 414 e 523.
Para mais informações, o Consórcio Guaicurus disponibiliza o SAC pelos telefones (67) 3316-6600 ou 0800 647 0060 ou ainda pelo WhatsApp – (67) 3316-6699.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
VÍDEO: Bombeira passa por trote com banho de óleo queimado após virar comandante em MS
Capitã não foi poupada em trote que é tradição no Grupamento de Operações Aéreas
VÍDEO: Salgadeiro morre após ter motocicleta atingida por carreta na BR-163 em MS
Vítima teria dito que iria em sua casa buscar mais salgados para vender e, quando saía do posto, houve o acidente
VÍDEO: Agente de saúde parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
Ladrão foi embora sem celular roubado, sem veículo e todo rasgado
Só corre! Bazar beneficente da Breshop terá 10 mil peças de marca a partir de R$ 5
Evento ocorrerá no próximo dia 15 de dezembro, das 8h às 15h, em Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.