Nesta semana a (Confederação Sul-Americana de Futebol) trouxe novidades sobre a centenária Copa do Mundo de 2030, que será disputada em três continentes, inclusive no vizinho de Mato Grosso do Sul, o Paraguai.

Com um jogo de abertura tão pertinho, a expectativa para torcedores e fanáticos – e que moram em MS – foi nas alturas com o evento mais importante do futebol mundial do ladinho de casa. Apesar de ser uma ‘chance de ouro’, o custo para ir assistir a partida, entre Paraguai e algum rival do grupo, é bem mais em conta se comparado a países da Europa, África ou América do Norte (onde acontece a Copa de 2026).

Morador de , Erik Dionísio é um desses apaixonados por futebol. “Assim que eu fiquei sabendo que seria tão perto a mente já imagina eu lá na torcida. Pretendo me programar, ainda mais tendo alguns anos para acontecer. Dá para chegar na data com tudo planejado”, relata ao Jornal Midiamax.

paraguai
Pedro Juan Caballero (PY), na divisa com Ponta Porã (MS) (Marcos Morandi, Midiamax)

Na copa que vai marcar os 100 anos da competição, a definiu diversas sedes para os jogos. Automaticamente, os país-sede acaba sendo classificado para o evento. A Copa do Mundo será disputada na Argentina, Paraguai e Uruguai (América do Sul), e Portugal (Europa), e Marrocos (África).

Conforme a Conmebol, os jogos de abertura acontecem nos países da América do Sul e a competição ‘viaja’ para Europa e África nas etapas seguintes. Inclusive, no início deste ano, a Conmebol anunciou a construção de um estádio próprio de entidade no Paraguai como parte da campanha para sediar a Copa do Mundo.

Quanto custa?

Em rápida pesquisa pela plataforma Google Flights, o Jornal Midiamax simulou o valor das passagens para Assunção, capital do Paraguai, que deve receber a partida da Copa do Mundo. Em junho (provável época do evento) de 2024 (a plataforma não permite ir até 2030) a passagem de ida no dia 4 e volta para o dia 12 – uma semana depois -, é de R$ 1.577. Os voos saem de Campo Grande com parada em Guarulhos.

Não foi possível fazer a simulação de ônibus, mas também é uma opção ainda mais em conta, já que os gastos da viagem incluem hospedagem, alimentação e o ingresso do jogo.

Para os espíritos aventureiros – ou não – também é possível ir de carro. O tempo de viagem com veículo de passeio é de no mínimo 10h, indo pelo sul de MS.

copa do mundo
Brasileiros vibrando em jogo do Brasil – cena pode se repetir com sul-mato-grossense em 2030

Brasil foi ‘esquecido no churrasco’

Apenas três países foram escolhidos para sediar os jogos na América do Sul e o maior do continente e conhecido como ‘país do futebol’ acabou não entrando na escolha.

Para Erik, olhando pelo viés futebolístico, a situação é triste. “O país do futebol e maior vencedor ficar de fora não faz muito sentido. Porém, a copa de 2014 trouxe algumas reflexões, tais como os estádios milionários que depois da copa ficaram parados”, opina o torcedor.

Vale ressaltar os preparativos para a Copa do Mundo de 2026 já estão a todo o vapor com a eliminatórias. O Brasil já venceu a Bolívia com goleada de 5 a 1 e o Peru, em 1 a 0. O próximo confronta da Seleção Canarinho é contra a Venezuela, na Arena Pantanal, no próximo dia 12 de outubro.

Saiba Mais