A Irlanda está eliminada da Copa do Mundo Feminina da FIFA, que acontece simultaneamente na Austrália e Nova Zelândia neste ano. A vitória do Canadá por 2 a 1, na manhã desta quarta-feira (26), em Perth, carimbou o passaporte das irlandesas de volta para casa já na segunda rodada.

Sem pontuar, a Irlanda precisava da vitória para se manter na competição. A seleção canadense, por outro lado, assumiu a liderança do Grupo B de forma temporária, já que a Austrália ainda entrará em campo contra a Nigéria nesta quinta (27) e pode voltar à primeira posição.

Individualmente, o Canadá continua tentando fazer história com Christine Sinclair, que ainda não marcou nesta edição. Se conseguir, a veterana se tornará a primeira jogadora da história com gols em seis Copas do Mundo. A brasileira Marta também pode alcançar este feito e, agora, terá uma nova chance antes da canadense.

Adeus, Irlanda!

Tudo que a Irlanda não podia fazer neste jogo era perder. O país até teve as esperanças alimentadas no comecinho do jogo, aos quatro minutos, quando McCabe fez um gol olímpico que deve ser lembrado para sempre na história da Copa. O gol foi o mais rápido da Copa do Mundo até o momento.

No entanto, um balde de água fria – ou cerveja quente – caiu sobre as esperanças da Irlanda no fim do primeiro tempo: a meio-campista canadense cruzou rasteiro e a zagueira Connolly tentou afastar o perigo, mas acabou colocando a bola no próprio gol.

E quis o destino que a virada fosse concretizada pertinho de Connolly e McCabe, que não conseguiram impedir o domínio de bola de Adriana Leon e a finalização certeira.

As duas seleções voltam a campo pela terceira (e última) rodada da fase de grupos em 31 de julho, às 6h (de Mato Grosso do Sul). O Canadá enfrenta a Austrália por uma vaga nas oitavas, e a eliminada Irlanda cumpre tabela contra a Nigéria, que ainda sonha com a classificação.