Adiantado? Presidente da Fifa decide sede da Copa do Mundo com 11 anos de antecedência

Até 2034, duas Copas do Mundo ainda devem acontecer

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
copa do mundo
Copa na Arábia Saudita (Divulgação, SAFF)

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, anunciou o país-sede da Copa do Mundo de 2034, nesta terça-feira (31), com 11 anos de antecedência da realização do evento. O país escolhido foi a Arábia Saudita, após a desistência da Austrália.

Acontece que até 2034, duas Copas do Mundo ainda devem acontecer. Inclusive, elas serão eventos com mais de um país-sede, em 2026 e 2030. Apesar da declaração do presidente da Fifa, a Arábia Saudita precisa passar pelo processo de candidatura. O anúncio oficial ocorrerá no início do ano que vem, em congresso da Fifa.

Infantino destacou que as próximas três edições do Mundial ocorrerão em 10 países diferentes, abrangendo cinco continentes. A próxima Copa do Mundo, em 2026, será sediada por Canadá, México e Estados Unidos e já terá o novo formato de 48 seleções.

Já o Mundial de 2030 terá jogos em Portugal, Espanha e Marrocos, além de três partidas inaugurais na América do Sul (Argentina, Uruguai e Paraguai).

Nas palavras de Infantino, o “maior show da terra” será organizado pelo Canadá, México e Estados Unidos em 2026 – na América do Norte. As próximas duas edições da Copa do Mundo serão sediadas na África (Marrocos) e na Europa (Portugal e Espanha) – com três partidas comemorativas disputadas na América do Sul (Argentina, Paraguai e Uruguai) – em 2030 e na Ásia (Arábia Saudita) em 2034.

“Três edições, cinco continentes e 10 países envolvidos nos jogos do torneio – isso faz o futebol verdadeiramente global”, escreveu o manda-chuva da Fifa.

Conteúdos relacionados

judocas