A primeira etapa dos da de 2022, faixa etária de 15 a 17 anos, entra em fase decisiva em , neste sábado (21) a partir das 8h. Na fase classificatória realizada nos últimos dias, 159 partidas ocorreram, sendo 39 de basquetebol e 120 de futsal.

As equipes que não se classificaram para as fases decisivas continuam jogando para definir diferentes colocações e também seleções municipais que vão integrar cada divisão na próxima edição das disputas.

No total, sete espaços esportivos movimentam a competição em Campo Grande: Cemte (Centro Municipal de Treinamento Esportivo), Complexo Poliesportivo Dom Bosco (quadras e ginásio), Unigran Capital, Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis (Guanandizão), Uniderp Agrárias, Centro Poliesportivo Mamede Assém José (Vila Almeida) e AABB (Associação Atlética Banco do Brasil).

Neste ano, as equipes participantes dos jogos em modalidades coletivas representam o município ao invés das escolas. Dessa forma, o time que represente a cidade pode ser formado por diversos estudantes-atletas de instituições de ensino públicas e/ou privadas. O formato se alinha à etapa nacional, os Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Em 2022, o evento terá Aracaju, no Sergipe, como cidade-sede, entre 1º e 18 de setembro.

As equipes estão divididas em divisões, tanto no basquetebol, quanto no futsal, e buscam classificação à Copa dos Campeões. O torneio à parte reunirá, em cada modalidade, entre 29 de junho a 3 de julho, os oito melhores municípios desta primeira fase dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul.

Confira os jogos:

Fotos: Reprodução/Fundesporte