Natural de MS, Lucas Leiva volta ao Brasil após 15 anos na Europa

Leiva começou nas categorias de base do Grêmio, nos anos 2000

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
lucas leiva
Lucas está de volta ao Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

O volante douradense Lucas Leiva, de 35 anos, foi apresentado oficialmente pelo Grêmio, na tarde desta segunda-feira (27), em retorno ‘nostálgico’ ao clube que o revelou após 15 anos no futebol europeu. Leiva assinou contrato com o Tricolor Gaúcho até o fim de 2023.

Lucas teve passagens por gigantes da Europa, como Liverpool, onde ficou durante 10 anos, e Lazio, equipe pela qual disputou as últimas cinco temporadas. Durante coletiva nesta tarde, o jogador comentou sobre as longas conversas com o Grêmio para fechar o negócio.

“Desde fevereiro se iniciou uma conversa para o meu retorno, e se intensificou nas férias. Tive contato com alguns jogadores do elenco. Denis me falou da questão financeira, e eu falei pra ele que queria saber a situação do time. Não se faz nada sozinho. Falei com Geromel e Roger também. Cheguei a conclusão que posso contribuir”, contou Leiva.

Leiva volta mais defensivo

Na época em que atuou como jogador do Grêmio, Lucas Leiva tinha como função principal a saída de jogo com passe qualificado, mas, em muitas das vezes, tinha a incumbência de chegar na área adversária para marcar gols. De fato, Leiva era um segundo volante, um típico camisa 8.

No entanto, pelo Liverpool, o jogador sul-mato-grossense foi ganhando condicionamento físico e aprendendo mais sobre as formas de atuar na sua posição, chegando a ser escalado como zagueiro por Jürgen Klopp, nos tempos de Reds.

Na Lazio, da Itália, atuou na maior parte do tempo como um primeiro volante, empenhado nos desarmes e interceptações. “Me sinto bem como primeiro volante”, disse o jogador, que vai assumir a camisa 15.