Ícone do vôlei e entusiasta do esporte, Isabel Salgado morre aos 62 anos

Ex-atleta era uma das integrantes do gabinete de transição presidencial

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Ex-atleta foi uma das pioneiras no vôlei de praia do Brasil (Foto: Reprodução, Instagram)

Morreu nesta quarta-feira (16), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, a ex-atleta e uma das referências do vôlei brasileiro, Maria Isabel Barroso Salgado. A causa da morte ainda não foi divulgada. Isabel deixa cinco filhos e cinco netos.

Segundo o Globoesporte.com, a ex-atleta é uma das pioneiras no vôlei de praia no Brasil, depois de disputar as Olimpíadas de Moscou e Los Angeles no vôlei de quadra.

Isabel, inclusive, tinha sido anunciada como uma das integrantes do grupo técnico de esportes na equipe de transição do presidente eleito Lula.

Carreira no vôlei

Embora não tenha conquistado medalhadas olímpicas, Isabel fez parte da primeira equipe da história do Brasil a disputar competições de expressão internacional.

Ela jogou as Olimpíadas de Moscou 1980 e Los Angeles 1984. Isabel Foi medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 1979, em San Juan, Porto Rico. Foi, também, a primeira jogadora brasileira de vôlei a atuar numa liga estrangeira, na Itália, em 1980, no Modena, quando viajou para a Europa com sua filha Pilar, recém-nascida.

A atleta ganhou ainda mais relevância no cenário esportivo ao migrar para o vôlei de praia, nos anos 1990. Jogou diversas etapas do Circuito Mundial e brasileiro entre 1993 e 2001, inclusive com ouro na etapa de Miami, nos EUA, em 1994. Suas parceiras foram Roseli, Jerusa, Tatiana Minello e Jaqueline.

Conteúdos relacionados

judocas