Mato Grosso do Sul alcançou o 1º lugar no pódio de classificação por equipes da 41ª edição do Torneio Nacional de Ginástica Artística, realizado em Goiânia (GO). Os atletas conquistaram o feito no nível intermediário da competição, na faixa etária entre 9 e 12 anos.

A competição, que teve início na última terça (15), é organizada pela CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) e se encerra no dia 20 de novembro. Os atletas sul-mato-grossenses representaram a Associação Pantanal Esportes (APE/MS).

Além de Mato Grosso do Sul, outras 13 unidades da federação participaram do evento: Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins.

Todas as categorias

A competição é disputada nas categorias base, iniciantes, intermediário e avançado, e os ginastas são divididos pelas classes pré-infantil (9 e 10 anos), infantil (11 e 12 anos), juvenil (13 a 15 anos) e adulta (mais de 16 anos). Segundo a CBG, o Torneio tem a participação de aproximadamente 600 atletas.

A APE/MS foi composta pelos ginastas André Ribeiro Longo, Brian Colombelli, Christopher Rodrigo Cardena, Leonardo Ferreira Leal, Lucas Gabriel Paixão Silva e Luke Tobaru Nagano, que competiram nos aparelhos solo, cogumelo, argolas, salto sobre a mesa, paralelas simétricas e barra fixa. Para o técnico da equipe, João Gabriel França, tudo ocorreu conforme o planejado.

“Os atletas se prepararam durante todo o ano, treinando de forma intensificada de segunda a sábado. Pudemos elevar nossa capacidade técnica, realizando uma boa competição. Tivemos alguns pequenos deslizes, mas continuaremos treinando para não os repetir no próximo ano”, conta França.

“Acredito que os atletas tiveram uma excelente performance e representaram muito bem nosso estado, ficando entre as melhores equipes do Brasil”, conclui. A equipe sul-mato-grossense tem como assistente técnica Elaine Nagano.

Confira abaixo a classificação individual dos atletas de ginástica:

Categoria pré-infantil

  • Christopher Cardena – vice-campeão
  • Lucas Silva – 3° lugar
  • Leonardo Leal – 5° lugar
  • Luke Nagano – 6° lugar

Categoria infantil

  • Brian Colombelli – vice- campeão
  • André Longo – 8° lugar