Os destaques dos atletas de sul-mato-grossenses em importantes competições nacionais trouxeram bons frutos para Mato Grosso do Sul, que voltou a ser rota dos campeonatos que reúnem competidores de várias localidades do Brasil.

Importante conquista foi feita pelas meninas do futsal feminino Serc/UCDB, que tem história na Taça Brasil de Futsal Feminino. Neste ano, foi escolhida para sediar a competição, que reúne os melhores times da modalidade, pela primeira vez.

E elas chegaram longe: em 2022, o time conquistou o vice-campeonato da 29ª edição da Taça Brasil, perdendo a final contra Stein Cascavel (PR) por 3 a 0. No ano passado, o time terminou em 6º lugar na disputa, que aconteceu em Pato Branco (PR). Já em 2019, em Lages (SC), a Serc/UCDB foi semifinalista, mas encerrou em 4º.

Os jogos aconteceram entre 29 de maio e 4 de junho, no Ginásio e contou com a participação de 13 agremiações, incluindo o segundo representante de MS, o Operário/Douradina.

taça brasil serc ucdb
(Foto: Mauricio Moreira/CBFS)

Ainda dentro das quadras, mas após 12 anos, o de Basquetebol em Cadeira de Rodas masculino – Terceira Divisão voltou a ser na Capital, também no Guanandizão, o coração o esporte indoor de MS. Equipes de oito unidades federativas do Brasil participaram:

  • MS
  • Paraíba
  • Amapá
  • Distrito Federal
  • Paraná
  • Pará
  • Rio de Janeiro

Levando o sangue de MS para a disputa, a Assiped/Pantanal Sobre Rodas (Associação Supera Sidrolandense de Pessoa com Deficiência/Pantanal Sobre Rodas) representou o Estado, nos jogos, que aconteceram entre 8 e 12 de junho.

O time terminou em 4º lugar, classificando-se para a Segunda Divisão do Campeonato do próximo ano.

Das quadras para a terra

Competição considerada a maior do off-road do mundo, reunindo os apaixonados pela adrenalina da corrida de rally, o Rally dos Sertões já tem data para passar por MS, nos dias 29 e 30 de agosto — passando por dois destinos do Estado: Campo Grande e Costa Rica, nas 3ª e 4ª etapas.

rally
(Divulgação/Governo de MS)

Neste ano, a largada será dada em Foz do Iguaçu, no Paraná, e termina no litoral do Pará. Em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil e 30 anos da prova, os competidores do Sertões vão passar por todas as regiões brasileiras.  

As equipes chegam a Campo Grande no dia 29 de agosto e no dia 30 seguem para Costa Rica e então para o Estado vizinho no dia 31.

Participando pelo terceiro ano consecutivo no modo Aventura do rally, a equipe Pantaneiros é a única participante sul-mato-grossense do evento. A equipe Pantaneiros está com 12 veículos inscritos, totalizando 24 pessoas, para participar da edição desse ano.

Nos ringues e nas pistas

Após quatro anos, atletas invadiram os ringues para disputar o Campeonato Centro-Oeste de Boxe 2022, competição que retornou para Campo Grande, no ginásio da Escola Estadual Lúcia Martins Coelho.

Boxeadores de diversas localidades vieram até Mato Grosso do Sul competir: MS, Goiás, Mato Grosso, Paraná, São Paulo, Tocantins, Distrito Federal e Rio Grande do Norte.

(Foto: Luciano Muta/CBM)

Porém, quando o assunto é velocidade, o Autódromo Internacional de Campo Grande é a referência. O local recebeu, entre os dias 18, 19 e 20 de março, a primeira etapa da temporada 2022 da Copa HRT de Motovelocidade. Depois do sucesso de 2021, a modalidade agitou a pista do autódromo com TrackDay e campeonato de motos nas categorias de 400, 600 e 1000 cilindradas.

E, entre 26 e 28 de agosto, a Capital Morena recebe a 3ª Rodada da Copa Yamalube R3 bLU cRU, também no autódromo. Serão 48 pilotos, de 12 a 63 anos, de países como Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Itália, México e Peru, disputando a temporada de 2022 na maior competição monomarca da América Latina.

Saindo da Capital, será destino de atletas de todo o Brasil para a primeira stage race de gravel do Brasil Ride, de 7 a 10 de setembro. Os competidores de Mountain Bike percorrerão 163 quilômetros através de um cenário único, imerso na natureza, acompanhada de toda a fauna e flora da região.

As 1ª e 2ª etapas da prova terminarão nos dois principais complexos de ecoturismo de Bonito, com entrada gratuita para todos os inscritos e descontos para acompanhantes e familiares.

Competição dentro d'água

Em abril, o Lago do Parque das Nações foi palco de 48 paratletas na 1º etapa da Copa do Brasil de Paracanoagem, a mais importante do ano para a modalidade.

Campo Grande recebeu, além de competidores são regionais, os atletas de Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Do evento, saíram os paraesportistas que se classificaram para a a o Campeonato Mundial de Paracanoagem.

Uma prova concorrida e que ganhou destaque nacional, o Rali de Canoagem de Bonito foi “resgatado” no mês passado. A Federação de Canoagem de MS organizou a competição com a proposta de torná-lo novamente uma prova de referência para este esporte.

canoagem rali de bonito
Rali de Bonito durou cinco edições (Foto: Divulgação)

O Rali de Bonito teve sua primeira prova realizada em outubro de 1989 e durou cinco edições. As cinco primeiras edições do Rali de Bonito foram realizadas no Rio Formoso, cujo percurso se estendia do Balneário Municipal ao antiga Ilha do Padre (hoje Eco Park Porto da Ilha).

A prova deste ano teve a metade (6 km) do trajeto no mesmo rio — do Hotel-Fazenda Cachoeira ao Porto da Ilha —, com quatro cachoeiras. O rali foi disputado por equipes de três atletas e se caracteriza pelos obstáculos naturais.

“O rali volta sem a dimensão do que foi no passado, mas se tornará com certeza em nível nacional a partir de 2023”, aposta o bonitense Eurípedes Pinho, 50. 

Nas areias

Campo Grande foi confirmada como sede de etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia (CBVP) adulto 2022, com disputas do Aberto e Top 8. As partidas acontecerão em arena montada no Parque das Nações Indígenas, de 7 a 10 de julho.

A Capital de MS candidatou-se para sediar uma das fases da competição por meio de solicitação do Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), junto à FVMS (Federação Estadual de Voleibol).