Saíram as primeiras medalhas de Mato Grosso do Sul nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB's) 2021, no Parque Olímpico do (RJ). E, logo de cara, no domingo (31), os atletas sul-mato-grossenses foram cinco vezes ao pódio: no atletismo, taekwondo, tênis de mesa e wrestling (luta olímpica).

Conforme a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de MS), a primeira medalha do Estado nos Jogos foi de ouro, assegurada por Gabriel Antonio Claudino. O ponta-poranense de 14 anos, da Escola Magsul, dominou os 80 metros rasos do atletismo, chegando à marca de 9s33. O outro sul-mato-grossense na prova, Afonso Lima, também foi destaque. O atleta de Campo Grande largou forte e terminou na quinta colocação, com 9s88.

Esse é o melhor momento da promissora carreira de Gabriel Claudino. Há menos de um mês, o atleta voltou do Sub-16 de Atletismo com duas “douradinhas”: uma nos 75 metros e outra nos 250 metros.

Ainda no atletismo, Alexssander Ribeiro encerrou a disputa no salto em distância em quinto lugar (5,77m), entre 44 competidores. No lançamento do disco, o atleta indígena Iarlei Domingues, de Amambai, foi sétimo (37,84m). No karatê, Maria Santos Lopes deu orgulho e alcançou o quarto lugar no estilo kata.

As demais medalhas faturadas por MS foram de bronze. No wrestling, Luan Alves Cabral foi o terceiro melhor na categoria até 57 quilogramas (kg), no estilo greco-romano. A modalidade, também conhecida como luta olímpica, já fechou as disputas. O estado ainda foi representado por José Luiz Prado e Aryadina Wizenfad.

No tênis de mesa, a condecoração bronzeada veio na disputa feminina por equipe. Daniela Chaim e Maria Eduarda da Silva, orientadas pelo técnico Ricardo Luis Chaim, colocaram Mato Grosso do Sul no pódio, ficando atrás apenas de duplas de Santa Catarina e Paraná.

Já o taekwondo foi responsável pelos outros dois bronzes. Colocaram medalha no peito Beatriz Nunes (até 51 kg) e Nicolly Sena (até 59 kg), sob comando técnico de Roberto Elias da Silva e Sonia Carvalho. Os JEB's são organizados pela CBDE (Confederação Brasileira de Desporto Escolar) e acontece para desportistas na faixa etária de 12 a 14 anos. O evento teve início no dia 29 de outubro e segue até 5 de novembro.