Em jogo de 5 expulsões, Santos joga mal, mas vence Ceará e reage no Brasileirão
Em jogo tenso, de cinco expulsões e pouco futebol, o Santos derrotou o Ceará por 1 a 0, na noite deste sábado, e encerrou a série de três jogos sem vitória no Brasileirão. Na Arena Castelão, a equipe mandante foi melhor durante a maior parte da partida, mas não aproveitou suas oportunidades. Com mudanças no […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em jogo tenso, de cinco expulsões e pouco futebol, o Santos derrotou o Ceará por 1 a 0, na noite deste sábado, e encerrou a série de três jogos sem vitória no Brasileirão. Na Arena Castelão, a equipe mandante foi melhor durante a maior parte da partida, mas não aproveitou suas oportunidades.
Com mudanças no meio-campo e no ataque, o Santos esteve abaixo do esperado ao longo dos 90 minutos. No entanto, um gol no início favoreceu a estratégia mais retrancada do técnico Cuca, que administrou a vantagem durante toda a partida, principalmente em um segundo tempo de jogadas mais ásperas e tensão constante entre as duas equipes. Samuel Xavier, Leandro Carvalho e Bruno Pacheco, pelo Ceará, e Luan Peres e Alison, pelo Santos, foram excluídos na etapa final.
O Santos chegou aos 11 pontos e figura agora na sétima colocação da tabela. O Ceará, por sua vez, vem logo abaixo, no oitavo posto, com dez pontos. Na próxima rodada, o time santista reencontrará Jorge Sampaoli no duelo contra o Atlético-MG na quarta-feira, na Vila Belmiro. O Ceará vai visitar o Internacional na quinta-feira.
O JOGO – Alegando desgaste físico, Cuca mandou o Santos a campo com duas importantes mudanças. Ele sacou Sánchez e Soteldo, referências da equipe, para as entradas de Arthur Gomes, no meio-campo, e Lucas Braga, no ataque, setor que teve ainda Kaio Jorge ao lado de Marinho. Raniel foi vetado por ter testado positivo para o novo coronavírus.
Com esta formação menos experiente, o Santos começou a partida recuado, à espera do contra-ataque. Jogou, assim, a responsabilidade para o lado do Ceará, que tinha dificuldades em furar o bloqueio dos visitantes.
A estratégia santista foi reforçada aos 8 minutos de jogo. Num cruzamento despretensioso, Marinho encontrou Felipe Jonatan do outro lado da área. O ex-jogador do Ceará dominou com rapidez e bateu quase de primeira. O chute não saiu muito forte, mas foi o suficiente para Prass não alcançar: 1 a 0.
Daí em diante, o Santos reforçou a postura retranqueira e esperou o Ceará. Aos 19, Vina bateu falta com perigo e assustou a defesa santista. Dois minutos depois, Tiago desperdiçou boa oportunidade. Aos 33, o mesmo Vina bateu falta colocada e exigiu bela defesa de João Paulo.
Neutralizado com facilidade no primeiro tempo, o Ceará começou o segundo com mais agressividade. Com esta postura mais ofensiva, quase empatou aos 9, com Leandro Carvalho, que parou em João Paulo. Aos 20, o goleiro santista também evitou gol de Mateus Gonçalves, que acabara de entrar.
Com Mateus Gonçalves e também Rafael Sóbis em campo, o Ceará ganhou em velocidade e a partida passou a ser mais movimentada, quase sempre no campo de ataque dos anfitriões. Aos 28, Sóbis deu belo passe para Vina finalizar rasteiro e acertar o pé da trave esquerda do goleiro santista. Na sequência, o próprio Sóbis quase empatou, de cabeça.
Preocupado, Cuca tentou recompor o meio-campo santista colocando Sánchez e Jobson nos lugares de Kaio Jorge e Arthur Gomes, respectivamente. O jogo, no entanto, perdeu ritmo e técnica diante de jogadas mais violentas e tensão entre as duas equipes. No lance mais crítico, Samuel Xavier dividiu com Marinho, foi tirar satisfação com o santista e Luan Peres reagiu bruscamente. Xavier e Peres foram expulsos.
As exclusões diminuíram ainda mais o ritmo da partida e acabaram favorecendo o Santos. As duas equipes passaram a ter mais dificuldade para criar, principalmente após novas expulsões – de Bruno Pacheco e Alison – deixando cada time com apenas nove jogadores em campo. E o apito final acabou confirmando a vitória dos visitantes. Logo após o fim da partida, o árbitro ainda expulsou Leandro Carvalho, do Ceará.
FICHA TÉCNICA:
CEARÁ 0 x 1 SANTOS
CEARÁ – Fernando Prass; Samuel Xavier, Tiago Pagnussat, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Charles (Bergson), Fabinho (Lima) e Vina; Fernando Sobral, Leandro Carvalho (Mateus Gonçalves) e Cléber (Rafael Sóbis). Técnico: Guto Ferreira.
SANTOS – João Paulo; Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Diego Pituca e Arthur Gomes (Jobson); Marinho (Madson), Lucas Braga (Alex) e Kaio Jorge (Sánchez). Técnico: Cuca.
GOL – Felipe Jonatan, aos 8 minutos do primeiro tempo.
CARTÕES AMARELOS – Luiz Otávio, Lucas Veríssimo, Felipe Jonatan, Leandro Carvalho, Kaio Jorge, Lucas Braga.
CARTÕES VERMELHOS – Samuel Xavier, Luan Peres, Bruno Pacheco, Leandro Carvalho e Alison.
ÁRBITRO – Wagner Reway (PB).
RENDA E PÚBLICO – Jogo sem torcida.
LOCAL – Arena Castelão, em Fortaleza (CE).
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Sol e chuva: Previsão indica calor de 35°C e chance de tempestade em MS
Previsão desta quinta-feira (12) destaca a possibilidade de chuva em grande parte do Estado
Com enxada e faca, homem é preso por guardas municipais após ameaçar casal de namorados
Acusado também teria apalpado as nádegas de uma jovem de 18 anos
Durante fuga de abordagem, motociclista bate em muro no Universitário em Campo Grande
Motociclista não tinha CNH
[ BASTIDORES ] Prefeito se livra de ação civil no interior de MS
Candidato da base segue indefinido na Câmara de Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.