Um ano após queda de avião da Chape, investigação mira na Venezuela

Família venezuelana seria responsável pela LaMia, por trás das cortinas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Família venezuelana seria responsável pela LaMia, por trás das cortinas

Apesar das muitas incertezas que ainda rondam a morte de 71 pessoas em Medellín, na Colômbia, após a queda do avião que transportava o time da Chapecoense para o país, as investigações agora têm um outro país de enfoque: a Venezuela.

As investigações apontam que o ex-senador venezuelano Ricardo Albacete Vidal, e seu filho, Loredana Albacete di Bartolomé, seriam os verdadeiros donos da LaMia, a empresa responsável pelo voo da Chape.

Ambos vivem atualmente na Espanha. A suspeita do Ministério Público Boliviano é que a família Albacete tenha comandado à distância a LaMia na Bolívia, de onde partiu o voo da Chape, por meio de “testas-de-ferro” no lado boliviano.

Áudios publicados na íntegra pelo jornal boliviano “El Deber” mostram conversas entre dirigentes da LaMia, como o diretor-geral Gustavo Vargas Gamboa e a administradora Miriam Flores, em que os dois falam sobre os Albacete.

Em uma conversa interceptada pelo Ministério Público da Bolívia logo após o acidente com o clube brasileiro, Miriam diz a outra funcionária da LaMia que “Deus queira que Loredana nos ajude”, em referência a Lordena Albacete.Um ano após queda de avião da Chape, investigação mira na Venezuela

Já Gustavo Gamboa foi o único preso desde o início das investigações sobre o acidente. Ele afirma que a família Albacete apenas aluga os aviões utilizados pela LaMia para a empresa e que já ajudou a companhia com empréstimos de dinheiro, mas nega que o grupo participe dos negócios.

A Chapecoense

O Ministério Público contestam a ausência de influência dos Albacete. No contrato entregue pela Chapecoense pelo fretamento da aeronave, a Lamia aparece como dona do avião.

Mas quem aparece como dona da conta onde os 130 mil dólares pelo frete foram depositados é a empresa Kite Air Corporation Limited, de Hong Kong. A empresa pertence a Loredana Albacete.

A Chapecoense foi isentada de qualquer culpa no acidente pelo MPF (Ministério Público Federal) ainda em outubro deste ano. A LaMia teria influência em voos de clubes brasileiros e sul-americanos na América do Sul.

Conteúdos relacionados

judocas