Polícia estuda a pista extremista envolvendo explosões em Dortmund
Explosões deixaram uma pessoa ferida
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Explosões deixaram uma pessoa ferida
A polícia alemã está estudando a possibilidade de que as três explosões que ocorreram nesta terça-feira perto do ônibus em que viajavam os jogadores do Borussia Dortmund estejam relacionadas com o extremismo islamita.
A equipe, que voltou aos treinos nesta quarta-feira, assegurou que “não cederá ao terrorismo”.
A chanceler alemã Angela Merkel se declarou horrorizada com o ataque contra a equipe e prometeu que os investigadores farão todo o possível para localizar e punir os autores.
“Quero que a equipe mostre à sociedade que não cederemos frente ao terrorismo”, assinalou o diretor-geral do clube, Hans-Joachim Watzke no Twitter.
O presidente do clube, Reinhard Rauball, por sua vez, anunciou que a operação de Marc Bartra, o zagueiro espanhol que ficou ferido no ataque, foi um êxito.
Bartra sofreu uma intervenção cirúrgica em seu pulso direito, atingido pelos fragmentos de vidro resultantes das explosões.
Segundo o jornal Süddeutsche Zeitung e os canais de televisão WDR e NDR, uma carta encontrada no local reivindica o ataque “em nome de Alá”, e fala da participação da Alemanha na coalizão contra o grupo Estado Islâmico (EI), assim como menciona o atentado de dezembro contra uma mercado natalino em Berlim.
Segundo o Süddeutsche Zeitung, os investigadores mantêm a prudência porque “é possível que quem cometeu o ato queira criar uma pista falsa”.
De acordo com a agência de notícias alemã DPA, existe outra reivindicação do ataque circulando na internet e que atribuiria o ato a um movimento antifascista.
As três explosões atingiram o ônibus do Borussia Dortmund antes da partida contra o Monaco pelas quartas de final da Liga dos Campeões.
O ônibus iniciou a rota no hotel do time rumo ao estádio, a 10 quilômetros de distância, quando “três cargas explosivas foram detonadas”, comunicou o porta-voz da polícia Gunnar Wortmann.
Além de Bartra, um policial que escoltava o veículo também ficou ferido por causa do barulho da explosão.
O goleiro suíço Roman Burki contou que, depois da explosão, “todos nós nos agachamos no ônibus e quem conseguiu se deitou no chão”.
A polícia informou que as cargas explosivas provavelmente estavam escondidas em um arbusto.
A Uefa decidiu que a partida Borussia-Monaco seria adiada para esta quarta-feira, em com acordo com as equipes.
A organização da partida anunciou o adiamento do jogo através do sistema de som do estádio. O locutor pediu que o público permanecesse no Signal Iduna Park por quase meia hora antes de sair e garantiu que não havia nenhum motivo para pânico, apesar dos últimos casos de atentados terroristas na Europa.
Depois, os torcedores dos dois times deixaram o estádio sem incidentes. Os cerca de 3.000 torcedores do Monaco presentes saíram aos gritos de “Dortmund! Dortmund!” e cantando o hino francês, sob aplauso do público.
“Como os habitantes de Dortmund e milhões de pessoas, a chanceler está horrorizada com este este ataque contra o ônibus do BVB”, declarou o porta-voz de Merkel.
Ele prometeu ainda que os investigadores “farão todo o possível para encontrar e levar ante a justiça os culpados”.
– Reforço policial –
Nesta quarta-feira, o técnico do Dortmund, Thomas Tuchel, vai conversar com seus jogadores, que na noite de terça-feira voltaram para suas casas.
“Nós podemos imaginar como devem ter dormido”, afirmou Rauball.
“Evidentemente é uma situação muito difícil, que a equipe jamais viveu. Mas acreditamos que a equipe dará o melhor de si mesma”.
As medidas de segurança na cidade foram reforçadas em torno do estádio para o jogo desta quarta. O ataque contra o ônibus também levou ao reforço da segurança da partida Bayern de Munique-Real Madrid na Allianz Arena da cidade bávara.
Segundo o jornal Bild, 30 policiais com colete à prova de balas vigiam o hotel dos jogadores do Real Madrid. Os ônibus das equipes estão estacionados em um local seguro.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
TCE-MS pede suspensão de licitação milionária para compra de uniformes escolares de Itaquiraí
Tribunal apontou irregularidades no processo licitatório
Chuva de meteoros poderá ser vista em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira
A chuva de meteoros Geminídeas terá seu pico na sexta-feira (13)
MS é alvo de operação que prende 28 integrantes de ‘grupo de extermínio’ que filmava execuções
As cidades de Campo Grande e Cassilândia foram alvos da 3ª fase da Operação Pax nesta quarta-feira (11)
MS registra mais de 16 mil casos de dengue em 2024
Foram confirmados 32 casos de óbito em decorrência da dengue
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.