3 a 0

Na noite desta quinta-feira, o Paraguai conquistou uma importante vitória na luta para se garantir na Copa do Mundo de 2018. Em partida válida pela 15ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, a equipe de Francisco Arce surpreendeu e venceu o Chile, fora de casa, por 3 a 0.Paraguai surpreende Chile fora de casa e embola luta por vaga na Copa

O Paraguai abriu o placar aos 24 minutos do primeiro tempo, quando Vidal, um dos principais jogadores da seleção chilena, marcou contra. Os visitantes aumentaram a vantagem aos nove da segunda etapa, com Cáceres. Aos 47, Ortiz deu números finais ao duelo.

Com o resultado, o Paraguai sobe para a sexta colocação, com 21 pontos. Por sua vez, o Chile segue em quarto, com 23. Contudo, a classificação pode mudar, dependendo dos outros resultados da rodada.

Os times voltam a campo na próxima terça-feira, pela 16ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. Às 17 horas (de Brasília), o Chile viaja para encarar a Bolívia. Por sua vez, o Paraguai joga às 21 horas, em casa, contra o Uruguai.

O Jogo – Atuando ao lado da torcida, o Chile começou tendo o controle da partida. Contudo, o duelo estava truncado, e poucas chances de gols eram criadas por ambas equipes.

A primeira boa chance da partida aconteceu aos 17 minutos do primeiro tempo. Pela direita, Isla recebeu e bateu no gol, mandando a bola na trave. Contudo, o auxiliar anulou o lance acusando impedimento.

A rede balançou aos 24. Após cobrança de falta de Óscar Romero, Vidal cabeceou sozinho e mandou contra o próprio gol, colocando o Paraguai na frente do placar.

Em desvantagem, o Chile tentava achar o gol de empate, mas pouco conseguia fazer, já que o adversário se fechou no campo de defesa. A última boa chance do primeiro tempo foi de Vargas, mas Anthony Silva defendeu o chute do atacante.

A etapa final começou com os donos da casa pressionando e quase empatando aos sete, mas Vargas chutou forte para fora.

As chances desperdiçadas pelo chilenos custaram caro. Aos nove, após dividida, a bola sobrou para Cáceres, que bateu para o gol. Bravo tentou espalmar e conseguiu tocar na bola, mas não evitou o segundo gol do Paraguai no duelo.

Buscando o tento de toda maneira, o Chile se lançou ao ataque, enquanto os visitantes tentavam segurar a pressão e o resultado. Aos 25, os donos da casa marcaram com Paredes, mas o gol foi anulado pela arbitragem.

Pecando pela falta de efetividade, o Chile não conseguiu chegar ao gol, enquanto o Paraguai dava mostras de que poderia aumentar o placar. Os torcedores da casa não esconderam a insatisfação com o resultado, e começaram a deixar o Monumental antes da partida chegar ao final.

Aos 47, o Paraguai encerrou o duelo em grande estilo. Após rápido contra-ataque, Romero tocou na medida para Ortiz, que bateu cruzado, balançando a rede de Bravo pela terceira vez na partida.

FICHA TÉCNICA
CHILE 0 X 3 PARAGUAI

Local: Estádio Monumental, em Santiago (Chile)
Data: 31 de agosto de 2017 (quinta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Néstor Pitana (Argentina)
Assistentes: Hernán Maidana (Argentina) e Juan Pablo Belatti (Argentina)
Cartões amarelos: Aránguiz, Jara, Beausejour e Vidal (Chile); Bareiro (Paraguai)
Gols: PARAGUAI: Vidal, contra, aos 24 minutos do primeiro tempo; Cáceres, aos nove, e Ortiz, aos 47 do segundo tempo

CHILE: Bravo, Isla, Medel, Jara (Orellana) e Beausejour; Marcelo Díaz (Paredes), Aránguiz e Vidal; Vargas, Sánchez e Castillo (Valdivia)
Técnico: Juan Antonio Pizzi

PARAGUAI: Antony Silva; Moreira, Gómez, Paulo Da Silva, Junior Alonso e Samudio (Bareiro); Cristian Riveros e Víctor Cáceres (Ortiz); Óscar Romero, Almirón (Rolón) e Barrios
Técnico: Francisco Arce