Após afastamento de clube, Série A terá 11 equipes em 2018

Naviraiense se afastou por tempo indeterminado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Naviraiense se afastou por tempo indeterminado

O campeonato Estadual terá apenas 11 equipes na disputa devido ao afastamento do time Naviraiense do futebol profissional. De acordo com a FFMS (Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul), a decisão afetou o formato da competição, que precisou ser readequado para o próximo ano.

Por meio de nota divulgada neste sábado (2), a FFMS explicou que o Naviraiense pediu o afastamento do futebol profissional por tempo indeterminado. “De acordo com o ofício, após convocação para nova eleição no clube e não se apresentando ninguém para concorrer, o clube não terá condição de disputar nenhuma competição organizada pela Federação”, informa a federação.

O time, que foi campeão em 2009, vice em outros cinco torneios, lutou contra o rebaixamento neste ano. Com a decisão de afastar do esporte, o clube irá disputar a 2ª divisão quando retornar.

Com a saída do Naviraiense, a FFMS convidou o Cena de Nova Andradina, 3º colocado na Série B para integrar a categoria principal do futebol sul-mato-grossense, mas o clube recusou o convite devido a problemas na captação de recursos.

Após a decisão do Cena, FFMS informou que a Série A teve alterações no formato da competição. Em 2018, serão 11 clubes disputando a taça e apenas um rebaixado.

Série A em 2018

Conforme a FFMS, a 1º fase será com os times jogando dentro de cada grupo em turno e returno. Os quatro melhores avançam para as 4ª de final e a pior equipe por média de pontos será rebaixada.

As quartas de final serão no sistema de mata-mata com os confrontos entre 1º A x 4º B, 2º A x 3º B, 2º B x 3º A e 1º B x 4º A. As equipes com melhor média de pontos jogarão por dois empates enquanto o 1º e o 2º de cada grupo farão o segundo jogo em casa.Após afastamento de clube, Série A terá 11 equipes em 2018

Os classificados disputarão as últimas etapas em turno e returno e quem somar mais pontos será o campeão Estadual de 2018. A última rodada do quadrangular final está marcado para o dia 08 de abril.

O campeão Estadual terá direito a disputar em 2019 o Campeonato Brasileiro da Série D, a Copa do Brasil e a Copa Verde. Já o vice, disputará o Brasileiro e a Copa do Brasil.

A competição começará dia 17 de janeiro com Urso x Sete de Setembro, Misto x Novo, Operário-DD x Águia Negra e União x Operário. No dia seguinte, o Comercial receberá o Costa Rica.