Jogo usa serviço de mapas do Google, restrito por questões de segurança

O Pokémon Go, novo sucesso da Nintendo, pode encontrar problemas para funcionar na Coreia do Sul.O serviço de mapas do Google, utilizado pelo game, possui limitações no país devido a questões de segurança envolvendo a .

De acordo com a agência de notícias Reuters, o país restringe o uso do Google Maps para não passar informações à vizinha do Norte, com a qual ainda se encontra, teoricamente, em situação de guerra. A restrição de dados sobre mapas pode impedir o lançamento do game no país.

O sistema utilizado pelo game é o de realidade aumentada, ou seja, ele trabalha com o próprio local em que o jogador está, projetando os personagens – que devem ser capturados – em lugares da vida real, próximos à pessoa que joga. Para isso, o game utiliza o serviço Google Maps.

A empresa holandesa de pesquisas Newzoo afirma que a Coreia do Sul é o quarto maior mercado mundial de videogames, atrás apenas da China, Estados Unidos e Japão. A impossibilidade de lançar o game no país significaria uma perda muito grande em valores.

Uma fonte especializada no assunto, ouvida pela Reuters, afirma que não há chances de o Pokémon Go chegar ao território sul-coreano. “Por causa de restrições governamentais sobre dados de mapas, é impossível para o Pokémon GO funcionar direito por meio do serviço Google Maps na Coreia do Sul”, diz.