Entenda as regras do pentatlo moderno, uma das modalidades das Olimpíadas

Esporte é disputado em cinco atos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Esporte é disputado em cinco atos

Foi em 1912 que o criador dos Jogos Olímpicos, o barão de Coubertin idealizou a prova que mostraria quem era o atleta mais completo do mundo: o pentatlo moderno, esporte em que o participante tem que ter habilidades tão variadas a ponto de executar cinco modalidades diferentes no mesmo dia.

O pentatlo moderno é disputado em cinco atos: atletismo, natação, esgrima, hipismo e tiro esportivo. O esporte estreou em Estocolmo, na edição daquele ano, e conta disputas individuais no masculino e no feminino.

A origem do pentatlo moderno é ligada ao militarismo. Na Grécia Antiga, os espartanos utilizavam a modalidade para selecionar soldados mais completos e versáteis. Inserido pelos gregos nos Jogos da Antiguidade, o esporte tinha papel de destaque na disputa, já que o vencedor do pentatlo era considerado o grande campeão.

Em sua versão moderna, o esporte foi adaptado para uma simulação militar. Os atletas competem em provas de esgrima, natação e hipismo e, em seguida, disputam uma prova combinada de corrida e tiro. Vence o primeiro a cruzar a linha de chegada. Nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, o pentatlo moderno sofreu uma alteração: até então disputado em vários dias diferentes, os atletas passaram a cumprir as provas em apenas um dia.

Na primeira edição com a mudança, Aleksandr Parygin, do Cazaquistão, conquistou a medalha de ouro, após 13 horas de competição. A estreia olímpica das mulheres neste esporte aconteceu nas Olimpíadas de Sidney, em 2000. Na ocasião, a britânica Stephanie Cook conquistou a medalha de ouro.

Na primeira etapa, de esgrima, os pentatletas enfrentam uns aos outros numa série de duelos com a espada. Todos enfrentam todos. A vitória em um combate se dá quando ocorre um contato em qualquer parte do corpo do adversário. Se durante um minuto não se dá nenhum contato, ambos os pentatletas assumem a derrota.

Entenda as regras do pentatlo moderno, uma das modalidades das OlimpíadasEm seguida, os atletas nadam 200 metros livre contra o relógio. Quanto mais rápido, mais pontos receberá. Quando os atletas completam a prova em 2min30s, 200 pontos são adicionados à sua pontuação geral na competição. Cada 0,33 segundos mais rápido ou mais lento corresponde a mais ou menos um ponto no total. Se o atleta escapar na saída, não tocar a parede com alguma parte do corpo nas viradas ou dar um passo no fundo da piscina, será penalizado em 10 pontos.

Na fase do hipismo, o pentatleta só conhecerá seu cavalo após o sorteio que ocorre antes do início do aquecimento. O melhor colocado nas duas provas anteriores é o primeiro a sortear seu cavalo e assim sucessivamente. Duas quedas levam à interrupção do percurso. O percurso menor deve ser concluído em um minuto e o maior, em 1min17s. Os cavalos são apresentados aos técnicos e atletas antes da competição em um teste de saltos.

Finalmente a última e decisiva prova, o combinado de tiro e corrida. O percurso é de 3.200 metros em qualquer tipo de superfície e com um desnível máximo de 50 metros. A largada segue a ordem da classificação após as três provas anteriores. O melhor colocado larga primeiro e o segundo em seguida, de acordo com a diferença de pontos entre eles transformada em segundos.

Logo após a largada, os competidores dão a primeira parada para o tiro, tendo que atingir cinco vezes o alvo. Depois, a cada 800 metros percorridos, fará novamente os disparos, até completar quatro séries. Os acertos em cada série devem ser feitos num intervalo de 50 segundos. O alvo fica a dez metros de distância, os atletas atiram na posição de pé, com apenas uma das mãos, sem qualquer auxílio ou apoio.

O maior medalhista do pentatlo moderno é o soviético Pavel Lednev, com sete medalhas. Neste ano, as competições do pentatlo moderno acontecem nos dias 18, 19 e 20 de agosto. A disputa acontece na Arena da Juventude, no Centro Aquático de Deodoro e no Estádio de Deodoro.

O esporte é regido pela Union Internationale de Pentathlon Modern (UIPM). No Brasil, o responsável é a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).

(Reprodução/EBC)

Conteúdos relacionados