Torcida do não poderá ir ao clássico de domingo, por enquanto

O Corinthians entrou com uma ação na Justiça na madrugada desta sexta-feira contra o Governo do Estado de São Paulo para tentar mudar a situação do clássico de domingo. No processo, o clube faz críticas ao Ministério Público e pede uma medida urgente para anulação da recomendação de ter apenas uma torcida na partida, feita pelo órgão.

E caso não seja possível uma liminar sair em tempo, o jurídico alvinegro pede a suspensão do jogo até que o caso seja julgado. O processo já foi distribuido no Tribunal de Justiça de São Paulo e pode ter alguma decisão a qualquer momento.

O principal argumento utilizado pela diretoria do Parque São Jorge é de que o MP agiu de forma ilegal no episódio, transformando uma “recomendação” (que faz parte das suas atribuições) em uma “determinação”, já que o ofício emitido pelo órgão tinha caráter obrigatório, dizendo que “o descumprimento da presente recomendação acarretará a adoção das medidas cíveis e criminais”. 

O clube ainda aponta contradições dos promotores que estão cuidando do caso, especialmente Paulo Castilho: foi o próprio Ministério Público quem propôs que 5% dos ingressos fossem destinados à torcida visitante nos clássicos envolvendo os grandes paulistas. A ação cita uma matéria no site do próprio órgão em que Castilho diz que a torcida única “tira o brilho do ”. 

Sendo assim, como diz o processo, o “Corinthians não pode aceitar uma determinação travestida de recomendação, ilegal, discriminatória e casuísta”. O alvinegro ainda destaca que “se o Poder Público não consegue conter e combater os torcedores violentos – estes sim os que deveriam ser afastados dos estádios – não é se determinando a realização de partidas com torcida única que o problema será resolvido”.

Os pedidos da diretoria de Mario Gobbi na ação: 

a) seja concedida a antecipação parcial da tutela para o fim de se suspender os efeitos da nula determinação travestida de “recomendação” emanada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, com a consequente possibilidade de aquisição de ingressos por parte dos torcedores do Corinthians para a partida a ser realizada no próximo dia 08/02/2015;

b) caso não seja esse o entendimento de V.Exa. em análise perfunctória, que seja ao menos determinada a suspensão da partida em questão até o julgamento do mérito desta ação;