Mesmo com a pandemia, cartórios de MS abriram 1,4 mil novas vagas de emprego em 2021

Número corresponde 5% a mais do que empregos otimizados no ano anterior

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Taxas cartorárias de MS seguem sem previsão de redução
Taxas cartorárias de MS seguem sem previsão de redução

A Anoreg-MS (Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso do Sul) comemorou, nesta terça-feira (15), o aumento de novos vagas de empregos em cartórios do Estado. Segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), em 2021 foram formalizados cerca de 1,4 mil oportunidades de trabalho, o que corresponde 5% a mais comparado ao ano anterior.

As unidades permaneceram abertas mesmo durante a pandemia, e ampliou opções de atendimento com migração de 93% dos seus serviços para o meio eletrônico. Em 2020, foram 1.378 empregos de carteira assinada. Nos últimos seis anos foram 9.659 empregos diretos e indiretos.

 “Os Cartórios são considerados serviços essenciais e não deixaram de trabalhar em momento algum, mesmo nas fases mais críticas da pandemia da Covid-19. Nesse período, as serventias se aprimoraram e aumentaram os números de atos feitos de forma eletrônica, o que certamente refletiu nesse aumento do quadro de funcionários”, explica o presidente da Anoreg-MS, Leandro Corrêa.

Como trabalhar na área o contrário do cargo de titular de cartório, onde é exigida formação em Direito e aprovação em concurso público promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado, para se candidatar as vagas de escreventes e auxiliares os requisitos, que podem variar de unidade para unidade, são estar cursando ou possuir graduação em Direito para a primeira função, e ter o ensino médio concluído para a segunda função. Os salários variam conforme o Estado e o tipo de cartório e são definidos com base em pisos estaduais da categoria.

Cartórios são responsáveis por documentos essenciais: do nascimento ao óbito, da união estável ao casamento, da compra de uma casa ao registro de uma empresa, do testamento ao reconhecimento de paternidade, da recuperação de dívidas à fiscalização de arrecadação tributária para União, Estados e municípios.

No Estado, 174 cartórios distribuídos nos municípios do MS empregam 12 mil pessoas, de acordo com a associação. Sendo cinto de especialidades: Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas, Tabelionato de Notas, Tabelionato de Protesto e Registro de Imóveis. As principais funções relacionadas aos Cartórios extrajudiciais são a garantia de fé pública, autenticidade, publicidade, segurança e eficácia a todos os atos jurídicos pessoais, patrimoniais e negociais da população brasileira, contribuindo para prevenir litígios e desburocratizar os serviços ao cidadão.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

Assistente educacional