Mesmo com a pandemia, cartórios de MS abriram 1,4 mil novas vagas de emprego em 2021
Número corresponde 5% a mais do que empregos otimizados no ano anterior
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Anoreg-MS (Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso do Sul) comemorou, nesta terça-feira (15), o aumento de novos vagas de empregos em cartórios do Estado. Segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), em 2021 foram formalizados cerca de 1,4 mil oportunidades de trabalho, o que corresponde 5% a mais comparado ao ano anterior.
As unidades permaneceram abertas mesmo durante a pandemia, e ampliou opções de atendimento com migração de 93% dos seus serviços para o meio eletrônico. Em 2020, foram 1.378 empregos de carteira assinada. Nos últimos seis anos foram 9.659 empregos diretos e indiretos.
“Os Cartórios são considerados serviços essenciais e não deixaram de trabalhar em momento algum, mesmo nas fases mais críticas da pandemia da Covid-19. Nesse período, as serventias se aprimoraram e aumentaram os números de atos feitos de forma eletrônica, o que certamente refletiu nesse aumento do quadro de funcionários”, explica o presidente da Anoreg-MS, Leandro Corrêa.
Como trabalhar na área o contrário do cargo de titular de cartório, onde é exigida formação em Direito e aprovação em concurso público promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado, para se candidatar as vagas de escreventes e auxiliares os requisitos, que podem variar de unidade para unidade, são estar cursando ou possuir graduação em Direito para a primeira função, e ter o ensino médio concluído para a segunda função. Os salários variam conforme o Estado e o tipo de cartório e são definidos com base em pisos estaduais da categoria.
Cartórios são responsáveis por documentos essenciais: do nascimento ao óbito, da união estável ao casamento, da compra de uma casa ao registro de uma empresa, do testamento ao reconhecimento de paternidade, da recuperação de dívidas à fiscalização de arrecadação tributária para União, Estados e municípios.
No Estado, 174 cartórios distribuídos nos municípios do MS empregam 12 mil pessoas, de acordo com a associação. Sendo cinto de especialidades: Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas, Tabelionato de Notas, Tabelionato de Protesto e Registro de Imóveis. As principais funções relacionadas aos Cartórios extrajudiciais são a garantia de fé pública, autenticidade, publicidade, segurança e eficácia a todos os atos jurídicos pessoais, patrimoniais e negociais da população brasileira, contribuindo para prevenir litígios e desburocratizar os serviços ao cidadão.
Notícias mais lidas agora
- Morto em acidente entre caminhonete e carreta na MS-306 era gerente de fazendas
- Professor que chamou alunos de ‘pobres’ já teria assediado menina em troca de nota alta na prova
- VÍDEO: Motorista escapa de ser atingido por árvore em Campo Grande por 10 segundos
- Menina é levada para UPA e mãe descobre que criança foi estuprada em Campo Grande
Últimas Notícias
TCE-MS pede informações sobre inscrições de servidores da prefeitura em seminário
Senacop 2024, realizado em Campo Grande, visa a qualificar pessoal sobre mudanças em licitações públicas. Tribunal quer informações como a relação de inscritos no evento
Ação comunitária no Itamaracá terá plantio de mudas e atendimento jurídico no sábado
Esta é a segunda edição da Ação Cidadania ECOmunitária com oferta de serviços gratuitos à população
Mecânico que matou jovem nas Moreninhas abandona plenário, mas é condenado a 19 anos de prisão
Victor Hugo Lima Brandão disse que iria acompanhar todo o julgamento por videoconferência, mas abandonou o plenário ao fim de seu interrogatório
Após 30 anos, homem que matou companheira em motel de Paranaíba é preso em MG
O inquérito policial aponta que o crime ocorreu em setembro de 1994
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.