Para o presidente do SECCG (Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande), Carlos Sérgio dos Santos, o cenário está favorável. “Estamos otimistas sim! E alguns fatores contribuem para isso, como o controle do vírus da covid-19, por intermédio de uma vacinação maciça da população não apenas na Capital, mas em todo e no Brasil, e também pela própria recuperação da economia, que tem demonstrado, através de números, um crescimento significativo”, avaliou.

O sindicato representa 4 setores: comércio varejista, em supermercados, comércio de materiais de construção e concessionárias de veículos. “Todos esses setores têm demonstrado aquecimento nas vendas este ano e apresentado também um crescimento significativo no faturamento”, complementa.

Atualmente, o comércio de Campo Grande emprega cerca de 48 mil trabalhadores.

Como sair na frente

A vaga temporária é uma excelente oportunidade para conseguir ser efetivado. Para isso, é necessário demonstrar bom desempenho na função e se destacar para o supervisor. Lembre-se que isso não tem qualquer relação com “puxar o saco”. Confira abaixo algumas dicas valiosas para ser efetivado na vaga temporária em 2021:


Bom desempenho em vaga temporária pode render carteira assinada para 2022 – Foto: Leonardo de França / Midiamax / Arquivo

  • Dê preferência para cujas atividades você já tenha experiência no mercado, que se encaixe no seu perfil profissional;
  • Qualifique-se: faça cursos online e gratuitos ou até mesmo presenciais. Isso é fundamental para mostrar que você está realmente interessado em evoluir profissionalmente. A ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) está com vagas abertas para cursos voltados para vagas de fim de ano. Além disso, os candidatos terão currículos encaminhados para empresas com vagas em aberto. Confira aqui.
  • Lembre-se que tudo depende do seu desempenho. Portanto, tenha iniciativa, demonstre interesse na função e tenha boa vontade.
  • Na entrevista de emprego, demonstre interesse e respeito pela empresa que está oferecendo a oportunidade. Estude sobre seu possível empregador.
  • Comprometimento é palavra de ordem. Cumpra seus horários corretamente, faça o que lhe é atribuído e vá além, saia da zona de conforto. Proatividade e disponibilidade são características escassas e muito valorizadas por recrutadores.
  • Demonstre motivação: além de demonstrar serviço, é importante que o patrão veja que você gosta e quer estar ali.

É o que explica a psicóloga Claudia Marcondes em entrevista ao Sebrae do Mato Grosso do Sul: “O interesse deve ser demonstrado no conhecimento da empresa, no produto e, principalmente, no cliente. A motivação é demonstrada na disponibilidade em fazer da melhor forma aquilo que lhe foi proposto”. Ela também aponta aspectos como competência comportamental, atenção ao mercado (manter-se atualizado) e dedicação. Mas atenção: nada de expor verbalmente a sua vontade de permanecer na empresa o tempo todo.