ONG oferece 200 vagas gratuitas de cursos profissionalizantes para jovens

Aulas iniciam no dia 13 de fevereiro

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Aulas iniciam no dia 13 de fevereiro

A organização não-governamental Cidade dos Meninos está com 200 vagas disponíveis para jovens de 14 a 18 anos de idade. As aulas começam no dia 13 de fevereiro e há turmas matutinas e vespertinas, para atingir o contraturno.

A Cidade dos Meninos oferece três cursos profissionalizantes. O curso de auxiliar administrativo aceita jovens de de 14 a 18 anos que estejam cursando o ensino médio e tem duração de 1 ano. O curso de serigrafia, destinado a adolescentes de 14 a 18 anos que estejam cursando 9º ano, tem duração de 6 meses. E o curso de montagem e manutenção de computadores pode ser cursado jovens de 15 a 18 anos que estejam cursando o ensino médio e é concluído em 1 semestre.

A ONG é uma instituição filantrópica, mantida por doações e trabalha  na formação profissionalizante e cidadã dos jovens. Segundo o coordenador da escola, Adelino Paludo, o local tem capacidade para 350 jovens e realiza o trabalho há 20 anos.

“Oferecemos os mesmos cursos de manhã e à tarde para aproveitar o tempo disponível dos jovens. O sistema é desafiador e a organização um tanto rígida, com exigência de horário controlado e uso de uniforme, pois é uma questão que o próprio mercado de trabalho demanda”, explica.

Além das disciplinas específicas para as três formações profissionais, há disciplinas que primam pelo caráter de cidadania e área comportamental, diz Adelino, que tem experiência de 35 anos em coordenação e direção na rede estadual de ensino. Das 16 horas/aula ministradas semanalmente, 4 delas são de temas ligados à cidadania.

“Tão ou mais importante que a qualificação técnica é a qualificação comportamental. Se o profissional não tiver, não se sustenta no mercado de trabalho”, enfatiza.

ONG oferece 200 vagas gratuitas de cursos profissionalizantes para jovensSegundo Adelino, somente o curso de auxiliar administrativo tem 100 adolescentes matriculados que já estão trabalhando formalmente. “Temos parceria com 20 empresas que empregam estes jovens através do programa Jovem Aprendiz”, destaca.