MS tem médias piores do que DF e GO em avaliação mundial de educação
Desempenho dos alunos no Brasil está abaixo da média
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Desempenho dos alunos no Brasil está abaixo da média
O Brasil está entre os piores desempenhos do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), estudo desenvolvido pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e divulgado nesta terça-feira (6). Levando em conta os dados regionais, Mato Grosso do Sul tem o terceiro desempenho entre os estados do centro-oeste, com média de (397 pontos), perdendo para Goiás (401 pontos) e Distrito Federal (417 pontos).
O estudo é baseado nas médias de ciências, leitura e matemática. O Espírito Santo apresentou o maior desempenho (435), e Alagoas, o menor (360). O desempenho médio dos meninos em ciências foi superior ao das meninas na maioria dos Estados.
A média de acertos dos estudantes brasileiros foi de 41,3%, o Estado ficou acima dessa média, 43.0%, na zona entre a alta e a baixa dificuldade para entendimento. Em Ciências, os estudantes de Mato Grosso do Sul acertaram 30.2% (Brasil 30.6%); Leitura 43.0% (Brasil 41.3%); Matemática 24.7% (Brasil 24.8%).
Brasil
A média do Brasil na área de ciências se manteve estável desde 2006, o último ciclo do Pisa com foco em ciências (uma elevação aproximada de 10 pontos nas notas – que passaram de 390 pontos em 2006 para 401 pontos em 2015.
A média do Brasil na área de leitura também se manteve estável desde o ano 2000. Embora tenha havido uma elevação na pontuação de 396 pontos em 2000 para 407 pontos em 2015, esta diferença não representa uma mudança estatisticamente significativa. Na área de matemática, houve um aumento significativo de 21 pontos na média dos alunos entre 2003 a 2015. Ao mesmo tempo, houve um declínio de 11 pontos se compararmos a média de 2012 à média de 2015.
No Brasil, 71% dos jovens na faixa de 15 anos de idade estão matriculados na escola a partir da 7a. série, o que corresponde a um acréscimo de 15 pontos percentuais em relação a 2003, uma ampliação notável de escolarização. O fato de o Brasil ter expandido o acesso escolar a novas parcelas da população de jovens sem declínios no desempenho médio dos alunos é um desenvolvimento bastante positivo.
Notícias mais lidas agora
- Aos 112 anos, idoso de Campo Grande rebate Guinness Book e afirma ser o homem mais velho do mundo
- Mãe e filho morreram em acidente na BR-163 entre caminhonete e caminhão
- Abandonada, idosa de 83 anos é encontrada em casa sem comida e insalubre em Campo Grande
- Acidente envolvendo ônibus com 50 passageiros paraguaios deixa nove feridos no Paraná
Últimas Notícias
MPMS vai acompanhar transição de governo em cidades do interior de MS
Instituição pretende garantir continuidade dos serviços essenciais
‘Você é minha vida’: última troca de mensagens revela amor que Adhan sentia pela família
Adhan Wender morreu afogado ao nadar no rio Aquidauana no domingo (1º)
Renda do contrato intermitente foi menor que salário mínimo em 2023
Remuneração média mensal dos intermitentes foi de R$ 762
Um ano após temporal, escultura de Tuiuiús não tem previsão de ser reconstruída
Empresa que administra aeroporto e artistas afirmam que ainda não fecharam acordo para reconstruir obra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.