Gabarito oficial das provas do Enem sai nesta quarta-feira
O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado na próxima quarta, dia 7, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação responsável pela realização do teste. Há, no mínimo, duas questões em xeque, levantadas após a realização da prova de sábado. Na […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado na próxima quarta, dia 7, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação responsável pela realização do teste. Há, no mínimo, duas questões em xeque, levantadas após a realização da prova de sábado.
Na questão 49 da prova amarela, que tratava de ondulatória, os professores do Sistema COC de Ensino e dos cursinhos Objetivo e da Poli apontaram que os três dados apresentados – de comprimento de onda, velocidade e frequência – eram incompatíveis. “O aluno poderia até chegar à resposta correta, a letra D, por dedução, mas se fizesse os cálculos não encontrava a alternativa certa”, disse a professora do COC Shirlei Nabarrete.
Já sobre a questão de número 51 do caderno amarelo, os professores concordaram que houve equívocos na formulação. A pergunta tratava de um consumidor que comprou legumes em uma feira e, após chegar em casa, decidiu conferir a massa dos alimentos, pois ficou desconfiado com os dados da balança do vendedor.
“O prenúncio do enunciado trazia alguns dados que não levavam a nenhuma resposta. Se o candidato pegasse os dados apresentados no final da pergunta, também não chegaria a nenhuma resposta. No entanto, com alguns dados do começo e alguns do final, forçando a barra, daria uma alternativa”, disse o professor do Objetivo Ricardo Helou Doca, ao destacar que a resposta correta seria a letra “D”.
No domingo, os professores consultados pelo Terra não encontraram grandes problemas na prova. Para eles, o exame evoluiu em relação às edições anteriores, principalmente em matemática, prova que não contou com as tradicionais “pegadinhas”. No entanto, nas questões de linguagens a avaliação é de que os textos continuam longos, exigindo um tempo maior para a resolução.
De acordo com o ministro da Educação Aloizio Mercadante, a anulação de duas questões da prova será avaliada. “Estamos seguros da capacidade das pessoas que elaboraram as provas. Mas uma comissão vai avaliar essas questões”, confirmou.
Com a divulgação do gabarito oficial, os candidatos poderão conferir o número de questões que acertaram. Contudo, a pontuação final ainda não estará disponível. Para esse cálculo, o Inep utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Obra para remoção de quebra-molas gera congestionamento na Avenida Guaicurus
Condutores afirmam que via não foi sinalizada
De mudança para El Salvador, diplomata do Reino Unido mostra passaporte de gatinha adotada no Paraguai
Ramin Navai finalizou missão diplomática no Paraguai e leva consigo gatinha adotada no país
Corpo é encontrado entre forro e telha de igreja em obras em MS
Polícia suspeita que vítima tenha morrido eletrocutada
Câmara aprova orçamento de R$ 6,8 bilhões para Campo Grande em 2025
Projeto da LOA com 557 emendas foi votado nesta quinta-feira (12) em duas sessões
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.