Veja como solicitar o auxílio-doença do INSS sem sair de casa

Segurado só vai sair da residência para passar pela perícia médica
| 21/01/2022
- 20:59
Consulta pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS
Foto: Divulgação

Não é possível prever quando uma doença ou acidente pode acontecer, tirando uma pessoa do trabalho. Nesses casos é possível recorrer ao auxílio-doença do (Instituto Nacional da Seguridade Social), que disponibiliza o benefício aos segurados que comprovarem, em perícia médica, que estão temporariamente incapazes de trabalhar. 

Conforme o governo Federal, antes o pedido deveria ser feito somente nas agências da Econômica Federal, mas agora o benefício pode ser solicitado sem sair de casa, com o aplicativo do Meu INSS, disponível para Android e iOS. Para utilizar esses serviços é necessário se cadastrar e obter senha, no próprio site ou aplicativo.

Cadastro

Para usar o aplicativo, é preciso ter uma conta ativa no gov.br. Com um único usuário e senha, é possível utilizar todos os serviços públicos digitais que também estejam no portal.

Para fazer o cadastro é preciso CPF, nome completo, data de nascimento e responder algumas perguntas do seu cadastro junto ao INSS. Também é possível obter uma senha provisória pelo site de alguns bancos para realizar facilmente seu cadastro no Meu INSS.

Confira em quais bancos é possível conseguir a senha provisória do aplicativo:

Banco do Brasil: bb.com.br > Serviços > Previdência social > Senha meu INSS > NAI
Banese: banese.com.br > Internet Banking Banese > Serviços > Gerar Senha Meu INSS – NAI
Banrisul: banrisul.com.br > Menu Serviços > Criar Código INSS
Bradesco: bradesco.com.br > Outros Serviços > Documentos > INSS – Cadastrar Código Inicial de Acesso ao Portal Meu INSS (NAI)
Itaú: itau.com.br >Previdência > INSS > Cadastrar senha inicial de acesso ao Portal Meu INSS
Caixa Econômica Federal: caixa.gov.br/Páginas > Serviço ao Cidadão > INSS > Gerar Código para Serviço INSS
Santander: santander.com.br > Outros Produtos > Demais Serviços > NAI – Núcleo de Autenticação Interbancária
Sicoob: sicoob.com.br > Outras opções > Previdência Social > Senha Meu INSS > NAI

Como solicitar?

Com o cadastro e acesso ao Meu INSS, o segurado deve fazer o login no sistema e escolher a opção “Agende sua Perícia”, no menu lateral esquerdo, clicar em “Agendar Novo", para primeiro pedido, ou em “Agendar Prorrogação” para prorrogar o benefício. Também já é possível enviar o atestado médico diretamente pelo app para ser avaliado pela perícia.

Depois de solicitar e agendar a perícia, o segurado deverá comparecer à unidade do INSS escolhida para realizar perícia médica ou, nos casos especificados, aguardar a perícia médica domiciliar ou hospitalar. O andamento pode ser acompanhado pelo próprio aplicativo, na opção “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”. 

Veja também

Apesar dos impactos, produtos podem amenizar as perdas, avalia consultor da Famasul

Últimas notícias