Na última sexta-feira (3), teve início a oferta pública de ações para da Eletrobras (ELET3; ELET6). E a exemplo do que aconteceu no início dos anos 2000 com uma oferta de ações da Petrobras e a privatização da Vale (antiga Vale do Rio Doce), o Governo abriu a possibilidade de os trabalhadores usarem até metade dos recursos do (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para participar da oferta. Mas é preciso ‘correr', pois o prazo final para investir acaba nesta quarta-feira (8).

Os trabalhadores residentes no Brasil que tiverem recursos do FGTS em contas ativas, inativas ou em fundos de Vale ou Petrobras poderão destinar até metade do fundo de garantia a Fundos Mútuos de Privatização – FGTS (FMP-FGTS) constituídos especialmente para investir nas ações da Eletrobras (ELET3) durante esta oferta.

Para o corretor de investimentos da Delfos Investimentos, Marcelo Cacciatori, vale muito a pena investir do fundo, mas existem contextos mais e menos aconselháveis. Segundo o especialista, é preciso que pessoa disposta a investir não tenha pressa para resgatar o dinheiro, até porque o Governo estipula um tempo mínimo de 12 meses para resgate e o valor volta para conta do FGTS.

“Nós estamos falando do processo de privatização de uma empresa gigante, que demora, e isso vai refletindo ao longo do tempo no ativo dela, é válido entrar, mas tem que saber isso”, diz Cacciatori.

Como exemplo de tempo e rentabilidade existem situações semelhantes da experiência brasileira, como utilização do FGTS para investir nos FMPs da Vale e Petrobras, com valorização de até 697% e 3.700% respectivamente para quem investiu lá trás. “Mas veja, estamos falando de rentabilidade em mais de 20 anos, não é rápido”.

Para se ter uma ideia, o FGTS tem um retorno básico de 3% ao ano mais Taxa Referencial (TR), um componente que passou anos zerado e só agora, com a mais alta, voltou a render, mesmo assim, bem próximo do zero.

Mesmo com essas observações, o corretor conselha a investir porque são poucas as oportunidades de mexer no dinheiro do FGTS. Inclusive, ele dá uma opção a mais, que seria investir direto na ação, sem ser pelo fundo. “É preciso lembrar que os fundo têm uma taxa de administração que acabam comendo um pouco da rentabilidade no ano”.

Como fazer o investimento

O primeiro passo para quem quiser fazer a reserva das ações é entrar no aplicativo do FGTS. Lá, clicar no botão para autorizar bancos a consultarem o saldo e, depois, no item Aplicação nos Fundos Mútuos de Privatização (FMP-FGTS). Na sequência, escolher o fundo da Eletrobras e a instituição financeira que quiser.

Após essa autorização, o trabalhador deve informar à administradora escolhida o tanto que deseja aplicar. A Eletrobras passa por um processo de privatização por meio da venda de ações. O governo federal quer reduzir a participação para 45% na empresa, perdendo assim o controle acionário.