A quatro dias para fim do prazo, mais de 52 mil declararam imposto sobre área rural em MS

Prazo para entrega da DITR termina no dia 30 de setembro

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
receita federal imposto de renda
Superintendência da Receita Federal, em Brasília. (Foto: Divulgação)

Faltam quatro dias para o fim do prazo na declaração do Imposto sobre Propriedade Territorial Rural deste ano. Nesta segunda-feira (26), 52.751 contribuintes já enviaram o documento para Receita Federal.

A declaração é obrigatória para pessoas e empresas que são proprietárias, titulares do domínio útil ou possuidoras a qualquer título do imóvel rural. O contribuinte deve elaborar a declaração por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR, disponibilizado na página da Receita Federal www.gov.br/receitafederal e transmiti-la pela Internet.

O contribuinte que não declarar o documento até 30 de setembro, estará sujeito à multa de 1% (um por cento) ao mês ou fração de atraso, lançada de ofício e calculada sobre o total do imposto devido.

O valor do imposto pode ser pago em até quatro quotas iguais, mensais e sucessivas, sendo que nenhuma quota pode ter valor inferior a R$ 50. Imposto de valor inferior a R$ 100 deve ser pago em quota única e a quota única ou a 1ª quota deve ser paga até o último dia do prazo para a apresentação da DITR.

Diversas instituições de ensino superior possuem o núcleo de apoio contábil e fiscal em parceria com a Receita Federal e estão prestando orientações para o preenchimento e entrega da DITR, de forma virtual e gratuita para a sociedade.

Conteúdos relacionados