O governador disse nesta segunda-feira (12) que tem pressionado o por meio do Ministério de Infraestrutura, para o lançamento da relicitação da Malha Oeste. Ainda de acordo com ele, o Marcelo Sampaio informou que a proposta está formatada e deve ser publicada em breve.

Em agenda no Estado em 29 de agosto, o ministro Sampaio conformou que a relicitação será publicada até dezembro de 2022. “O esforço nosso é ter a malha Oeste o quanto antes disponível. Até o final do ano vamos estar fechando o projeto”, disse o ministro na oportunidade.

Já o governador destacou que a relicitação está a cargo do Governo Federal, mas de suma importância para Mato Grosso do Sul. “O Estado precisa desse modal para dar dinamismo na economia e melhorar a logística. É essencial para nós”, disse Azambuja em evento público.

Ferrovia

A Malha Oeste tem quase 2 mil quilômetros de trecho ferroviário que liga até Mairinque, no interior de São Paulo. Atualmente o trecho está desativado e levantamento feito em 2021, estima que a ferrovia precisa de R$ 15 bilhões de investimentos privados para voltar a ser trafegável.

A estruturação do projeto para a relicitação da Malha Oeste é realizada pelo consórcio ‘Nos Trilhos de Novo', composto por quatro empresas e liderado pela Latina Projetos Civis e Associados. O projeto foi contratado por meio do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) e inserido no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal.

A Malha Oeste –inicialmente NOB (Noroeste do Brasil) e, depois, assumida pela falida RFFSA (Rede Ferroviária Federal) – já passou por diferentes empresas depois de um processo de privatização que não resultou na sua plena recuperação. Até julho de 2020, a malha era gerida pela Rumo, mas agora aguarda para ser relicitada.