O da Ferrovia da Malha Oeste deve ficar pronto até o final deste ano. O prazo foi anunciado nesta segunda-feira (29), pelo ministro de Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

Em solenidade em Campo Grande, o ministro assinou a delegação para concessão de rodovias ao lado do governador de Mato Grosso do Sul, (PSDB). No evento em Campo Grande, Marcelo citou que o Ministério está trabalhando para entregar a Malha Oeste.

“O esforço nosso é ter a malha Oeste o quanto antes disponível. Até o final do ano vamos estar fechando o projeto”, disse. Segundo ele, depois do projeto finalizado, será dado andamento no processo de concessão.

Assim, vão “passar para o setor privado novamente a operação e a gente ter o início deste processo, para que o setor privado possa assumir o ferroviário aqui no Estado”, explicou.

Licitação da ferrovia

A abertura de licitação para reativação da Ferrovia Malha Oeste, em Mato Grosso do Sul, estava prevista para agosto deste ano. A estimativa partiu do secretário de Parcerias em Transportes no Ministério da Economia, de Freitas Maciel, em nota publicada em junho.

Os trabalhos de reativação dos quase 2 mil quilômetros do trecho ferroviário de até Mairinque, em irão custar cerca de R$ 15 bilhões aos cofres públicos.