Dinheiro ‘esquecido’ nos bancos e mais ‘bolada’ do FGTS: veja como consultar e pedir a revisão

Consulta da revisão da correção monetária do FGTS também pode ser feita na internet, de forma simples

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O dinheiro ‘esquecido’ nos bancos por 16,7 milhões de brasileiros, segundo o Banco Central, é um dos assuntos mais comentados nos últimos dias, porém, a surpresa para muitos é que outra ‘bolada’ também pode estar na conta, com a revisão da correção monetária do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

No primeiro caso, foi oferecida uma pesquisa pelo BC. Da mesma forma, a consulta dos possíveis valores a receber, do FGTS, pode ser feita na internet, de forma simples, acessando a ferramenta LOIT FGTS. O cálculo é feito de forma gratuita e mostra o valor de uma possível revisão para quem trabalhou de 1999 até os dias atuais com carteira assinada.

Neste caso, mesmo quem já sacou o dinheiro do fundo de garantia pode ter valores a receber, pelo período em que o dinheiro manteve depositado na Caixa Econômica Federal.

Passo a passo para saber se tem dinheiro ‘esquecido’ em bancos a receber:

– As consultas ao Sistema Valores a Receber já podem ser realizadas, exclusivamente no site valoresareceber.bcb.gov.br

– No momento da consulta você saberá se tem valor a receber e, caso positivo, receberá data e período para consultar e solicitar o resgate do saldo existente.

– As datas serão agendadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa, conforme calendário abaixo.

Fonte: Banco Central 

– Quando receber a data, confira se você foi agendado para o período de 4h às 14h ou de 14h às 24h. Se você esquecer ou perder a data e o período, não tem problema. Consulte novamente e receba a mesma informação.

– Não deixe de voltar ao site valoresareceber.bcb.gov.br na data e período informados. Se não comparecer nessa data e período, você terá que voltar no sábado da repescagem, de acordo com o calendário acima. A repescagem vai funcionar durante todo o dia, das 4h às 24h.

– Se você também perder seu sábado de repescagem, poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28/03/2022.

– Mas não se preocupe, mesmo se você não consultar ou solicitar o resgate do saldo existente em todas essas datas, ele continuará guardado à sua espera.

Observações importantes:

O Banco Central ressalta que não é possível consultar ou solicitar os valores no site principal do Banco Central, nem dentro do sistema Registrato. Todas as consultas e solicitações serão feitas exclusivamente em valoresareceber.bcb.gov.br.

Atenção: hoje basta seu CPF ou CNPJ, mas você precisará de um login Gov.br nível prata ou ouro para acessar o Sistema Valores a Receber na data e período agendados para consulta e resgate. Não será possível acessar o sistema com seu login Registrato. Se você ainda não tem login Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store).

Não caia em golpes! O único site para consulta e solicitação no sistema é o valoresareceber.bcb.gov.br. O Banco Central não envia links e ninguém está autorizado a entrar em contato com você em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber.

Conteúdos relacionados

Conab