INSS aumenta juros do crédito consignado; veja como fica seu empréstimo

Reajuste leva em conta alta da taxa básica de juros e inflação

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Quem recebe do INSS deve fazer prova de vida para não ter benefício cortado
Quem recebe do INSS deve fazer prova de vida para não ter benefício cortado

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) reajustou o teto dos juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas. Assim, o empréstimo pessoal subirá dos atuais 1,80% para 2,14% e o cartão de crédito será reajustado de 2,70% para 3,06%.

A decisão foi aprovada por unanimidade na segunda-feira (6) pelo CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social).

Conforme nota do Ministério do Trabalho e Previdência, a decisão do reajuste foi considerada baseada na alta da taxa básica de juros, a Selic, e da inflação para a correção dos valores. “Os conselheiros reconheceram a necessidade de alterar a taxa para se adequar às oscilações do mercado financeiro e ressaltaram a importância da educação financeira para aposentados e pensionistas do INSS”.

O empréstimo consignado é aquele descontado diretamente no valor do benefício do segurado do INSS. O valor depende do quanto o beneficiário quer tomar de crédito e o valor que recebe por mês, para não comprometer a renda.

A mudança será válida a partir de resolução a ser publicada pelo CNPS. A partir disso, a Dataprev deverá adequar os sistemas para a adoção dos novos valores. 

Conteúdos relacionados