Após o anúncio do pagamento dos R$ 1.045 do saque emergencial do FGTS, a Caixa divulgou o calendário de pagamento. Os saques em conta começa a partir do dia 29 de junho para nascidos em janeiro, mas calendários de saque em dinheiro seguem até novembro para nascidos em dezembro.
O dinheiro vai cair automaticamente nas contas dos trabalhadores que possuem conta ativa ou inativa no FGTS. No entanto, tem pessoa que deseja não receber a grana e a Caixa passou as orientações de quem não quer, no momento, ter acesso ao dinheiro.
O trabalhador que não quiser receber o dinheiro pode acessar o aplicativo da Caixa no celular, com 10 dias antes da previsão do depósito em conta, e pedir para não receber. A medida também pode ser feita pelo site do FGTS.
Na plataforma, o trabalhador deverá acessar com o seu CPF e fornecer uma senha de internet, cadastrada no site da Caixa. Após dar continuidade, o morador vai verificar se tem direito ao benefício e verá quando o dinheiro estará disponível na sua conta digital.
Se optar por não querer o dinheiro, o trabalhador pode clicar em “Não quero receber”, em vermelho, no canto inferior esquerdo da tela. Mas lembre-se, uma vez que se recusa receber os R$ 1.045 do saque emergencial, não é possível voltar atrás.
Se o dinheiro cair em conta, mas o trabalhador não a movimentar até o dia 30 de novembro de 2020, o dinheiro será devolvido à conta FGTS com a devida remuneração do período, sem nenhum prejuízo ao trabalhador.
Confira o calendário