Pular para o conteúdo
Economia

Após pandemia, corridas caíram 40% em Campo Grande, diz associação de motoristas de aplicativo

As corridas diárias em aplicativos de carona como Uber e 99 diminuíram cerca de 40% em Campo Grande, segundo informou nesta terça-feira (17) a Aplic-MS (Associação dos Parceiros de Aplicativos de Transporte de Passageiros e Motoristas Autônomos de Mato Grosso do Sul). A queda no número de corridas expõe a vulnerabilidade dos motoristas que atuam […]
Arquivo -

As corridas diárias em aplicativos de carona como e 99 diminuíram cerca de 40% em , segundo informou nesta terça-feira (17) a Aplic-MS (Associação dos Parceiros de Aplicativos de Transporte de Passageiros e Motoristas Autônomos de Mato Grosso do Sul).

A queda no número de corridas expõe a vulnerabilidade dos motoristas que atuam na informalidade e já causa temor na categoria. Segundo o presidente da entidade, Paulo Pinheiro, a situação é preocupante e motoristas sofrerão baque financeiro.

“Motoristas que trabalham exclusivamente com a profissão, que rodam em torno de 8h a 10h por dia, em média, e que fazem 30 viagens diárias, estão em pânico. A questão é que nossos motoristas locam veículos ou pagam prestações. E agora, com essa diminuição [das corridas], não têm como pagar”, destaca.

As recomendações para evitar sair de casa, aglomerações e ficar o maior tempo possível no domicílio fazem parte de estratégia para diminuir a propagação do coronavírus. Apesar de não haver uma ordem oficial de quarentena, como em países da América do Sul e da Europa, várias entidades do poder público já suspenderam atividades, inclusive em MS.

A economia de diversos setores, inclusive no varejo, já apresenta os impactos decorrente da quedo do fluxo de consumidores. O comércio de Campo Grande amarga queda de 6% no movimento das lojas na última semana e há previsão de que, nos próximos sete dias, o recuo seja muito maior: de 20%.

A situação piora para os cerca de 25 milhões de brasileiros que atuam na informalidade, o que inclui os trabalhadores de aplicativo. Segundo o IBGE, em 2019, 41,4% da população atuava desta forma.

Estratégia

Em função da pandemia, a Uber, a principal representante do segmento de aplicativos de carona remunerada, já destacou que estará ã disposição das autoridades de saúde, inclusive, com a possibilidade de suspensão temporária de motoristas infectados ou expostos. Neste caso, esses trabalhadores terão assistência financeira por até 14 dias, enquanto as contas estiverem suspensas.

A companhia também comunicou que disponibiliza recursos para ajudar motoristas a manterem os veículos limpos, nas cidades mais afetadas pela pandemia.

Como alternativa à queda de passageiros, a companhia prevê crescimento nos serviços de delivery, inclusive para entregas de comida e de remédios, com entrega da encomenda na porta.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ferido a facadas por ex ciumento está em estado grave na Santa Casa de Campo Grande 

Veículo brasileiro com dois ocupantes é atingido por disparos na Linha Internacional

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

stf

STF ouve testemunhas de três núcleos da trama golpista; entenda como vai ser

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

Academia Sul-Mato-Grossense de Letras divulga vencedores de concurso de poesias

Últimas Notícias

Brasil

Eduardo Bolsonaro deve continuar nos EUA e abrir mão de mandato

Deputado federal afirmou que se retornasse ao Brasil seria "perseguido e preso"

Esportes

VÍDEO: Jogadores vão à arquibancada brigar com a própria torcida no RJ

Atletas partiram pra cima dos torcedores após rebaixamento à terceira divisão do Campeonato Carioca

Polícia

Suspeito de matar Vinicius a golpes de faca foi preso em MS

Vinicius Augusto dos Santos, de 38 anos, foi assassinado em outubro de 2024, no Jardim Inápolis, em Campo Grande

Mundo

Espanha reforça apoio ao acordo com Mercosul e propõe fundo europeu diante de tarifas dos EUA

Pacto é especialmente relevante para setores estratégicos da economia espanhola