Brasil e Paraguai podem reabrir comércio na fronteira em 10 dias, diz ministro
Brasil e Paraguai estão finalizando o protocolo de saúde que está sendo construído para permitir a reabertura do comércio fronteiriço. A informação é do ministro de Relações Exteriores do Paraguai, Antônio Rivas que negocia com representantes dos dois países. O ministro paraguaio ele disse que em 10 dias o protocolo estará encerrado para em seguida […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Brasil e Paraguai estão finalizando o protocolo de saúde que está sendo construído para permitir a reabertura do comércio fronteiriço. A informação é do ministro de Relações Exteriores do Paraguai, Antônio Rivas que negocia com representantes dos dois países.
O ministro paraguaio ele disse que em 10 dias o protocolo estará encerrado para em seguida já abrir o comércio, segundo o ABC Color. O país vizinho tem relutado em permitir a passagem de brasileiros para o outro lado.
No dia 21 de julho o Paraguai chegou a liberar o “delivery fronteiriço”, de forma que as vendas seriam negociadas por mídias sociais/ telefone e os produtos entregues em tendas montada na fronteira, sob inspeção do Exército. No entanto, alegando falta de protocolo sanitário, decidiu suspender.
Conforme o ministro, a fronteira entre Pedro Juan Caballero e Ponta Porã é a que mais vem sendo discutida. “Podemos dar notícias boas até o final da próxima semana”, disse ele sobre o prazo de finalização do protocolo.
Segundo o ministro, a fronteira do Paraguai com Argentina é considerada “tranquila”, tanto que o movimento de carga e mercadoria nunca foi interrompido. Contudo, os países também estudam implantar um plano de biossegurança.
A fronteira entre Brasil e Paraguai foi fechada em 24 de março, devido a pandemia do coronavírus. Desde então, apenas mercadoria considerada necessária para abastecer o país vizinho foi autorizada a entrar. A provocou o encerramento de milhares de comércios no Paraguai e demissão em massa, já que o país depende principalmente do Brasil.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Hospital Universitário da UFMS realiza mutirão de cirurgias neste sábado em Campo Grande
Objetivo é ampliar o atendimento e reduzir as listas de espera por exames e cirurgias no SUS
Na última sessão de 2024, deputados estaduais aprovam seis projetos
Projetos seguem para sanção do Governo de Mato Grosso do Sull
VÍDEO: Motorista perde controle de Renegade em curva, bate em árvore e capota na Duque de Caxias
O motorista saiu, aparentemente sem lesões, enquanto o passageiro permaneceu dentro do veículo aguardando achegada do socorro.
Problemas climáticos impulsionam queda de 6,7% na safra de 2024, segundo estimativas de novembro
Em novembro, IBGE prevê safra de 294,3 milhões de toneladas para 2024 e de 314,8 milhões de toneladas para 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.