Inflação medida pelo INPC sobe para 0,30% em setembro

A inflação para famílias com renda de um a cinco salários mínimos foi de 0,30% em setembro, enquanto o índice amplo foi de 0,48%. O indicador que mede essa variação de preços é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), divulgado hoje (5) pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE). Em 12 meses, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto ilustrativa | Reprodução | Agência Brasil
Foto ilustrativa | Reprodução | Agência Brasil

A inflação para famílias com renda de um a cinco salários mínimos foi de 0,30% em setembro, enquanto o índice amplo foi de 0,48%. O indicador que mede essa variação de preços é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), divulgado hoje (5) pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 12 meses, a variação acumulada no INPC é de 3,97%, enquanto a inflação oficial está em 4,53%. Em agosto, o INPC ficou estável, com 0% de variação.

A elevação de preços dos produtos não alimentícios foi de 0,41%, o que representa uma aceleração em relação a agosto, quando somou 0,19%. Já os produtos alimentícios registraram alta de 0,05%, elevação que vem depois de uma queda de 0,41% em agosto.

Assim como no Índice de Preços ao Consumidor Amplo, Vitória teve a maior variação mensal do IPCA, com 0,75%. Já em 12 meses, Porto Alegre (5,21%) e São Paulo (5,19%) acumulam as maiores variações.

Conteúdos relacionados

Conab