Inflação volta a subir e Campo Grande figura como a 2ª capital mais cara do país
Brasília registrou maior inflação
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Brasília registrou maior inflação
O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), considerado a inflação oficial do país, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (11), registrou aumento em Campo Grande. Com índice de 0,70%, em dezembro, a Cidade Morena ficou em segundo lugar entre as capitais, perdendo apenas para Brasília (1,12%).
No mês passado, Campo Grande também ficou em segundo lugar entre as capitais (0,43%), perdendo para Recife (0,60%). A inflação oficial do país fechou o ano de 2016 com variação acumulada de 6,29%. Em Campo Grande, o total acumulado durante 2016 foi de 7,52%, a maior do Brasil.
Nacionalmente, o IPCA de dezembro subiu 0,30% e superou os 0,18% de novembro em 0,12 ponto percentual. Mesmo assim, esse foi o IPCA mais baixo para um mês de dezembro desde 2008 (0,28%). Já em dezembro de 2015, o IPCA atingiu 0,96%, maior taxa para um mês de dezembro, desde 2002 (2,10%).
O IPCA voltou a subir sob influência da aceleração dos grupos alimentação e bebidas (de -0,20% em novembro para 0,08% em dezembro), despesas pessoais (de 0,47% para 1,01%) e transportes (de 0,28% para 1,11%).
Os principais impactos individuais no índice do mês vieram das passagens aéreas, com alta de 26,29%, da gasolina (1,75%) e do cigarro (4,80%).
O IPCA é calculado pelo IBGE desde 1980, se refere às famílias com rendimento monetário de 01 a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte, e abrange dez regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande e de Brasília.
Para cálculo do índice do mês foram comparados os preços coletados no período de 1º a 29 de dezembro de 2016 (referência) com os preços vigentes no período de 28 de outubro a 30 de novembro de 2016 (base).
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Homem é preso em flagrante após furtar calcinhas em loja
Preso por furtar calcinhas, um ferro, mochilas e perfume
Operação apreende 238 animais criados de forma ilegal em MS
Estavam soltos em áreas do município e em seu entorno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.