Consumidor já deve encontrar juros mais baixos nos principais bancos

Comitê financeiro cortou taxa de juros na semana passada

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Comitê financeiro cortou taxa de juros na semana passada

Menos de uma semana após o corte da taxa básica de juros (Selic), o consumidor já deve encontrar nos grandes bancos algum reflexo da decisão do Banco Central. Instituições como Bradesco, Banco do Brasil, Itaú Unibanco e Santander anunciaram a intenção de baixar seus juros.

Na última quarta-feira (11), o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu cortar a taxa básica de juros do país em 0,75 ponto percentual, para 13% ao ano. Desde o ano passado, o governo vem pressionando os bancos para repassarem a baixa de juros aos clientes finais.

O UOL entrou em contato com os cinco maiores bancos e perguntou se deve haver redução, de quanto será, a partir de quando entra em vigor e quais serão as novas taxas. Confira abaixo, em ordem alfabética pelo nome da instituição.


Banco do Brasil

Cai quanto? O banco diz que as reduções ocorreram na maior parte das linhas, mas não detalhou todas. A maior queda, de 4 pontos percentuais, será no rotativo do cartão de crédito. No cheque especial, a redução foi de 0,09 ponto percentual ao mês. O banco não informou quais serão as taxas.

Em três linhas voltadas para empresas (desconto de cheques, antecipação de crédito ao lojista e desconto de títulos), a redução foi, em média, de 0,25 ponto percentual ao mês, ainda segundo o BB.

A partir de quando? As novas taxas começam a valer para clientes do BB a partir desta segunda-feira (16).


Bradesco

Cai quanto? O Bradesco disse que a redução das taxas de juros atinge as principais linhas de crédito para consumidores e empresas. O banco não detalhou todas, mas deu alguns exemplos:

Crédito Pessoal:

§  taxa mínima passou de 2,84% para 2,78% ao mês;

§  taxa máxima caiu de 7,78% para 7,72% ao mês.

Financiamento de Veículos:

§  taxa mínima passou de 1,65% para 1,50% ao mês;

§  taxa máxima caiu de 3,66% para 2,99% ao mês.

Cheque Especial:

§  taxa máxima passou de 13,55% para 13,49% ao mês.

Capital de Giro para Micro e Pequenas Empresas:

§  taxa mínima passou de 2,10% para 2,04% ao mês;

§  taxa máxima caiu de 4,27% para 4,19% ao mês.0

A partir de quando? As novas taxas valem a partir desta segunda-feira (13).


Caixa Econômica Federal

A Caixa não anunciou queda nas taxas de juros, mas disse que “irá monitorar as carteiras para possíveis ajustes de preço”. Ainda segundo o banco, os créditos com taxas de juros pós-fixadas e atreladas ao CDI “serão imediatamente impactados pela redução da taxa Selic”.

“Por exemplo, para um crédito com taxa de juros de 130% de CDI pagava-se 17,88% ao ano (130% de 13,75%) e, a partir de hoje, serão pagos 16,90% ao ano (130% de 13,00%). Portanto, para essas situações, o crédito já fica mais barato”, informou o banco.

Em novembro, a Caixa havia anunciado a redução das taxas para o financiamento da casa própria.


Itaú Unibanco

Cai quanto? O Itaú Unibanco informou que irá repassar uma queda de 0,06 ponto percentual nas taxas de seus produtos. O banco não informou as taxas cobradas atualmente. Para os consumidores, as reduções serão nos seguintes produtos:

§  Cheque Especial

§  Crédito Pessoal 

§  Cartão de Crédito

Para pequenas empresas, as taxas serão reduzidas para:

§  Capital de Giro

§  Contas Garantidas 

§  Cheques Especial

A partir de quando? O banco não definiu a data exata para início das novas taxas, mas disse, por meio de sua assessoria, que as mudanças ocorrerão ainda nesta semana.


Santander

Cai quanto? Segundo o banco, houve redução nas taxas das suas principais linhas de crédito para os consumidores. O banco não detalhou todas, mas deu alguns exemplos:

Crédito pessoal:

§  taxa mínima caiu de 2,09% para 1,99% ao mês;

§  taxa máxima caiu de 8,49% para 7,99% ao mês.

Financiamento de veículos:

§  taxa mínima caiu de 1,39% para 1,25% ao mês;

§  taxa máxima teve queda de 2,99% para 2,79% ao mês.

A partir de quando? As mudanças no Santander começaram a valer na sexta-feira (13).

Conteúdos relacionados

Conab