Blairo Maggi vem a MS para lançamento nacional da safra de soja

Espera-se record histórico em 2017

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Espera-se record histórico em 2017

Safra de soja da história, que poderá alcançar 213,7 milhões de toneladas,  está sendo esperada para 2017, o que, se confirmada, será 16,1% maior que a do ano passado, que alcançou 184 milhões de toneladas. Como Mato Grosso do Sul é um dos principais polos de produção do grão, o estado irá sediar o lançamento nacional da colheita de soja, com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento, Blairo Maggi, e da governadora em exercício Rose Modesto.

O último recorde foi registrado em 2019, quando foram colhidos 209,7 milhões de toneladas do commoditie. Os dados fazem parte do terceiro prognóstico para a safra deste ano e constam do LSPA (Levantamento Sistemático da Produção Agrícola) de dezembro, divulgado nesta terça-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A contribuição do estado na última safra foi de 7,6 milhões de toneladas de soja, em uma área de 2,46 milhões de hectares. A previsão da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) é que o estado colha 7,79 milhões de toneladas na safra 2016/2017, o que representaria um crescimento de 2,44%. Se esse número se confirmar, Mato Grosso do Sul terá produção historicamente recorde.

Abertura da safra

O lançamento nacional colheita da última safra de soja, em Ponta Porã, será feita pelo ministro da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento, Blairo Maggi, às 13 do dia 26, na Jotabasso, distante 30 km da cidade, após painéis e debates sobre sustentabilidade agrícola. O evento começa no dia 25, no mesmo local, às 9h30, com palestras sobre gestão e produção agrícola da Jotabasso, perspectivas tecnológicas para controle de insetos e boas práticas e manejo nutricional para a expressão do máximo potencial produtivo na cultura da soja.

Conteúdos relacionados