Volume de vendas no varejo despenca 7,1% em MS, aponta IBGE

Estado tem 4ª ‘melhor’ colocação nacional

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Estado tem 4ª ‘melhor’ colocação nacional

 

As vendas do comércio varejista diminuíram no início deste ano em todo o país. Em Mato Grosso do Sul, o volume de vendas caiu 7,1% comparado a janeiro do ano passado, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (10) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com o resultado, o Estado ocupou a 4ª posição no ranking nacional, atrás apenas de Roraima, Tocantins e Minas Gerais.

Os sul-mato-grossenses frearam as compras e com isso, o volume de vendas no varejo caiu 0,8% em relação a dezembro. Nos últimos 12 meses as vendas diminuíram 2,4%.

Já, a receita nominal das vendas no Estado subiu 3,1% em janeiro, em dezembro a alta era de 5,6%. Nos últimos 12 meses houve aumento de 6,6% na receita das vendas.

Na passagem de dezembro de 2015 para janeiro de 2016, as vendas no varejo foram negativas em 17 das 27 unidades da federação. No Brasil, em janeiro de 2016 as vendas recuaram 1,5% sobre o mês anterior. Nesse mesmo período, a variação da receita nominal foi de 0,1%.

Queda em 6 das 8 atividades pesquisadas

Os principais destaques negativos vieram do recuo de 4,3% registrado no setor de  Móveis e eletrodomésticos, segunda taxa negativa consecutiva nessa comparação, período que acumulou uma perda de 12,3%, seguido por Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,9%), atividade de maior peso na estrutura do varejo e que recua pelo terceiro mês; e Combustíveis e lubrificantes (-3,1%), grupamento que voltou a mostrar taxa negativa nesse tipo de confronto.

Os demais resultados foram: Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,8%); Tecidos, vestuário e calçados (-0,5%); e Livros, jornais, revistas e papelarias (-0,1%). Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, com variação de 0,1%, praticamente mantém estável o volume de vendas, em relação a dezembro de 2015.

Conteúdos relacionados