Falta de mão de obra e altos impostos emperram desenvolvimento do Polo Industrial Oeste

Pesquisa identificou os fatores que mais impedem o desenvolvimento do comércio 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Pesquisa identificou os fatores que mais impedem o desenvolvimento do comércio 

 A falta de obra de mão de obra qualificada e os altos impostos cobrados no estado são os principais entraves para o desenvolvimento do Polo Industrial Oeste, localizado em Campo Grande. A constatação se deu após levantamento realizado durante o projeto “ACICG Itinerante”, promovido pela ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande). O estudo ainda revela problemas estruturais da região na visão dos empresários

A pesquisa identificou os fatores que mais impedem o desenvolvimento do comércio no Polo Industrial Oeste, localizado na saída para Aquidauana. São eles: falta de mão de obra qualificada (79%), altos impostos (64%) e custos trabalhistas (57%).

Para o presidente da ACICG, João Carlos Polidoro, o resultado da pesquisa é reflexo do atual cenário econômico do país. “De modo geral, os empresários não estão satisfeitos com as altas cobranças de impostos seja para comprar insumos, vender seus produtos ou contratar e manter colaboradores. Os aumentos tributários ocorridos de 2015 para cá vem de encontro com a situação dos empresários, que estão vendendo menos, demitindo mais, criando assim um círculo vicioso”, analisa Polidoro.

A pesquisa revelou também pontos que devem ser tratados para dar melhores condições de trabalho aos colaboradores das 28 empresas que operam na região. Entre as reivindicações estão a melhora no transporte público, incluindo os pontos de ônibus, a manutenção de terrenos baldios, que por conta do mato alto gera a sensação de insegurança nos pedestres, a manutenção da iluminação pública, falta de creche na imediações e a capacitação dos colaboradores das empresas locais.

O levantamento foi realizado com empresas da comunidade que, juntas, empregam cerca de 200 pessoas, e constatou que as principais dificuldades ou barreiras que impedem ou atrasam a expansão dos negócios são:

Ação nos bairros

O projeto ACICG Itinerante é a modernização do projeto ACICG nos Bairros, que acontece em Campo Grande desde 2013, levando conhecimento e capacitação para empresários de várias regiões da capital. São palestras e cursos desenvolvidos por consultores da Escola de Varejo da Associação Comercial para fomentar e profissionalizar o comércio em toda a cidade.

Conteúdos relacionados