Dólar cai para R$ 3,24 e lojistas da fronteira esperam recuperação das vendas
Lojas e hotéis esperam aumento no fluxo de turistas
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Lojas e hotéis esperam aumento no fluxo de turistas
Ponta Porã é conhecida como destino no turismo de compra. Com o dólar caindo, o otimismo voltou a tomar conta dos comerciantes na fronteira com o Paraguai. Nesta quarta-feira (29), a moeda norte-americana bateu R$ 3,237 – menor cotação desde 22 de julho de 2015. E com a Campanha ‘Dólar Congelado’, a expectativa é de melhora no comércio.
Os comerciantes esperam aumento nas vendas na fronteira nos próximos dias não só por causa da campanha, do dólar em baixa, mas também pelas férias de meio de ano. “Julho sempre foi o segundo dezembro para o comércio. Com a desvalorização do dólar, a tendência é o pessoal vir comprar. Temos esperança que aumente bastante as vendas, porque nos últimos meses sentimos bastante com a crise econômica, tanto o lado paraguaio, quanto o brasileiro”, afirma o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã , Amauri Ozório Nunes.
Hoje o dólar está sendo comercializado em casa de câmbio a R$ 3,39 na fronteira, mas o comércio trabalha com valores acima de R$ 3,42, como acontece na Studio Center, uma das lojas mais conhecidas pelos turistas.
“Nós estamos dando desconto em no preço da etiqueta, ou o valor já vem com desconto no dólar normal. Infelizmente, nas últimas semanas tivemos uma queda nas vendas, tanto pela crise, quanto pela morte de um traficante, com policiais monitorando a fronteira. Mas, agora com dólar congelado, esperamos vendas em dobro do verificado em abril”, diz o gerente da loja, Felipe Matarazzo.
Lair Palmes é responsável pelo Supermercado Nippon, e segundo ele “na medida que vai baixando o dólar, o fluxo de turista aumenta e melhoram as vendas, principalmente do lado paraguaio porque quando o dólar está alto, o pessoal procura o lado brasileiro. Para nós, que trabalhamos com supermercado, esperamos sim melhora”, cita.
Na rede hoteleira não é diferente. Com aumento no turismo de compras, os hotéis entram na rota. “A queda no dólar e as férias costumam atrair mais turistas. Esperamos um aumento bem melhor que o do ano passado, em mesma época, já que naquele ano o dólar estava maior”, cita a recepcionista Solange Moreira.
Promoção
A Campanha ‘Dólar Congelado’ começou no dia 21 de junho e segue até o dia 21 de julho. Este ano, cada lojista escolhe entre atribuir descontos no valor da taxa cambial ou sobre o próprio produto.
As lojas participantes estão com os produtos cadastrados na promoção com selo especifico, segundo a empresa organizadora, Agência Hive Strategies. São elas: Studio Center, Pneus Porã, Nacional Multimarcas, Impex Nautilus, Chanel Perfumeria, Ansa Importados, Ansa Neumáticos, Ansa Ruedas, Pryca, Marcelo Pneus, Wisqueria, Musclestore, Treino Pesado, Criare, Mafre, Bazar Silvia, CompuShop, Victor Center, Mega Auto Centro e Shopping Gigante.
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