Com baixa produção em MS, preço do leite deve subir nos próximos meses

Governo estuda reduzir impostos das indústrias

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Governo estuda reduzir impostos das indústrias

 

Hoje (1º) é comemorado o Dia Mundial do Leite, mas os produtores de Mato Grosso do Sul estão longe de comemorar. A baixa produção no campo, com o período de entressafra, e os altos custos com a produção devem impulsionar os preços do leite. Para auxiliar quem depende do produto, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (1º) que está estudando reduzir o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços).

O preço do leite recebido pelo produtor teve alta de 0,85% de abril para maio, alcançando R$ 0,9799/litro. Esse valor está 20% maior que no início do ano, quando o produto era negociado a R$ 0,8111/litro. “A produção de leite caiu nos últimos meses devido ao clima, e a entressafra, períodos de baixa produção. Essa diminuição da produção é a nível nacional. Por isso, temos uma tendência de maiores preços”, afirma a presidente do Silems (Sindicato das Indústrias de Laticínios de Mato Grosso do Sul), Milene Nantes.

Segundo ela, a indústria vai precisar repassar os valores com a produção neste mês de junho. “A indústria vem trabalhando com uma margem bem pequena. Eles vão precisar repassar os valores, e os custos com a produção aumentaram, a mão de obra, energia, entre outros”, explica.

Mato Grosso do Sul está na 13ª colocação no ranking nacional, com 528,7 mil litros. Paranaíba é a cidade que mais produz no Estado, seguida de Itaquiraí e Campo Grande, segundo dados apurados pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS).

Na manhã desta quarta-feira (1º), cerimônia realizada na Presidência da Assembleia Legislativa destacou a importância da cadeia produtiva no Estado. Estiveram reunidos o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Junior Mochi, secretários de Estado e empresários.

Com baixa produção em MS, preço do leite deve subir nos próximos mesesO evento integrou as comemorações da Semana Sul-Mato-Grossense do Leite, que segue até o dia 5 de junho. A Semana foi instituída pela Lei Estadual nº 4.409/2013, de autoria do deputado Junior Mochi (PMDB), com objetivo de divulgar a importância do leite no cenário econômico e social do Estado.

Auxílio

O governador Reinaldo Azambuja anunciou que será feito um levantamento para diminuir os tributos durante a seca, época mais difícil do ano para os produtores. “Pensando no período da seca que ocorre a escassez do leite, o governo estuda oferecer um diferencial do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), desta forma o produtor poderá investir na melhora da pastagem e do rebanho para suportar o aumento de produção na época da estiagem”, anunciou.

Ainda de acordo com o governador, a redução do recolhimento da alíquota para a saída do leite também será avaliada. “Vamos pensar nesta reivindicação com carinho, pois queremos fortalecer a indústria local. Precisamos encontrar um equilíbrio para atender toda a cadeia produtiva. Com a melhoria da qualidade genética do rebanho e das pastagens, além da diminuição do ICMS para potencializar as indústrias e oferecer um maior ganho ao produtor, o setor crescerá no Estado”, disse.