Caixa desmente boato sobre abono do PIS-Pasep de R$ 3.284,00

Informação falsa foi compartilhada em vários portais de notícia

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Informação falsa foi compartilhada em vários portais de notícia

Uma notícia falsa publicada em diversos portais de notícias e redes sociais foi desmentida ontem (28) à noite, em nota publicada pela assessoria da Caixa Econômica Federal (CEF). Segundo o boato, todo trabalhador que tivesse dois anos de carteira assinada teria direito a um abono salarial de R$ 3.284,00, desde que tivesse contribuído para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público (PASEP).

A Caixa informou aos portais de notícia que não houve nenhuma alteração nas regras para o recebimento do abono. Atualmente, o programa segue o estabelecido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). 

O valor máximo do abono salarial do PIS é de um salário mínimo. Os pagamentos do calendário PIS 2015 serão realizados até 30 de junho de 2016.

Serviço – Para ter direito ao abono salarial o trabalhador precisa:

  • Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos; 
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base; 
  • Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). 

Com acompanhamento de Wendell Reis

Conteúdos relacionados

Bolsa Família
salário