Informação falsa foi compartilhada em vários portais de notícia

Uma notícia falsa publicada em diversos portais de notícias e redes sociais foi desmentida ontem (28) à noite, em nota publicada pela assessoria da (CEF). Segundo o boato, todo trabalhador que tivesse dois anos de carteira assinada teria direito a um abono salarial de R$ 3.284,00, desde que tivesse contribuído para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público (PASEP).

A Caixa informou aos portais de notícia que não houve nenhuma alteração nas regras para o recebimento do abono. Atualmente, o programa segue o estabelecido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). 

O valor máximo do abono salarial do PIS é de um salário mínimo. Os pagamentos do calendário PIS 2015 serão realizados até 30 de junho de 2016.

Serviço – Para ter direito ao abono salarial o trabalhador precisa:

  • Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos; 
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base; 
  • Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). 

Com acompanhamento de Wendell Reis