Vida de negativado: em ação por nome limpo, sobram histórias de quem já passou vergonha

Campo-grandenses tentam deixar orçamento no azul

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Campo-grandenses tentam deixar orçamento no azul

Quem tem contas em atraso sabe que a vida de envididado pode ser bem constrangedora. As histórias de quem passou por algum constrangimento na hora de abrir crediário não são poucas. Em tempos de crise, com altas taxas e juros, campo-grandenses procuraram a Campanha Nome Limpo, que começou nesta segunda-feira (16) na Praça Ary Coelho, para deixar o orçamento no azul e fugir dos momentos de vergonha que muitos já passaram. 

A autônoma Carmélia Silveira Gonçalves, de 63 anos, só descobriu que estava com o nome sujo quando foi fazer uma compra. “Passei muita vergonha. Escolhi o produto, fiquei horas na fila, e me disseram que eu estava com o nome restrito”, relata. “Foi muito constrangedor, eu não sabia o que fazer”, afirma.

A manicure Natália Gomes, de 25 anos, há meses não compra no crediário. “Com o nome sujo não tem como. Eu pago tudo à vista para não passar pela vergonha de me dizerem que não posso comprar porque tenho dívidas anteriores”, explica ela.

O estudante de Direito Feliz Fernando de Freitas está tentando quitar uma dívida com o banco devido à parcela da compra de um carro. “Eu tentei pagar, mas em banco tudo é demorado. Em tudo eles veem problema. Uma vez passei duas horas para ser atendido e pediram para eu esperar mais 15 dias. Assim não dá, desisti. E agora estou com nome sujo. Vou limpar para voltar a ter crédito”, afirma.

Emilli Santos, de 22 anos, é autônoma e está desempregada. “Quando você está procurando emprego, não pode abrir crediário porque não tem renda. Quando tem renda, não é suficiente para comprar tudo que precisa. No momento, as contas vão esperar porque eu preciso encontrar um emprego”, reclama.

Aposentada, dona Rosa Toledo, de 55 anos, faz rodízio na hora de pagar as contas com objetivo de, um dia, deixar as contas no azul. “Eu pago as mais vencidas, e deixo as que venceram há pouco em aberto. Não tem como quitar tudo. Estou diminuindo meus gastos e, aos poucos, vou quitando as dívida. É a única forma”.

Campanha Nome Limpo

A ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) realiza até o dia 20 a 10ª Campanha de Recuperação de Crédito Nome Limpo na Praça Ary Coelho, das 8h às 18h. O evento, que tem parceria da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), deve reunir mais de 800 empresas e 1,5 mil pessoas.

No local, os consumidores inadimplentes podem procurar o balcão do SCPC para verificar a situação das suas dívidas e imprimir um extrato individual. Depois, procurar os estabelecimentos que constam os débitos. 

A lista dos empreendimentos que aderiram ao Nome Limpo está disponíveis no site.

Conteúdos relacionados