Senar/MS realiza curso de primeiros socorros em Porto Murtinho

Procedimento pode salvar vidas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Procedimento pode salvar vidas

O Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul) vai oferecer, de 8 a 11 de setembro, capacitação em Noções em Primeiros Socorros na cidade de Porto Murtinho, região sudoeste do Estado de Mato Grosso do Sul.

O objetivo do curso é ampliar e melhorar a segurança do trabalhador rural já que procedimentos como esse minimizam a gravidade da situação e, muitas vezes, são decisivos para a recuperação e a sobrevivência da vítima.

Nos dias 8 e 9 de setembro, o curso será na sede da Fetagri (Federação dos Trabalhadores na Agricultura), dia 10 na Fazenda Santa Maria, e no dia 11 na Fazenda Indiana.

De acordo com o instrutor do Senar/MS que realizará o curso em Porto Murtinho, Fernando Pirolo, o intuito é preparar o trabalhador rural para executar procedimentos de socorro emergencial em caso de acidentes. “As empresas do setor agropecuário têm que obedecer a legislações de segurança e isso inclui primeiros socorros. Além de atender os produtores rurais, nós disponibilizamos esse curso para que as empresas também possam capacitar seus trabalhadores”, explicou ele.

O curso foi elaborado em fevereiro pelos engenheiros de segurança do trabalho e também instrutores do Senar/MS, Alberto Ribeiro de Almeida e Miguel Catharini Neto. “Aqui em Mato Grosso do Sul, muitas propriedades rurais ficam distantes das cidades. O trabalhador precisa ter noção de como checar o pulso e a respiração, fazer massagem cardíaca, estancar hemorragia, como agir em caso de ataque de animal peçonhento ou contato com algum produto tóxico. São orientações básicas para manter a pessoa com chances de chegar viva ao hospital”, esclarece Alberto Ribeiro.

Mais informações podem ser encontradas no site Senar/MS ou pelo telefone (67) 3320-9700.

Conteúdos relacionados