Produção da safra de grãos deve subir 16% em MS e alcançar 17,3 milhões/t em 2015
Estado representa 8,2% da safra nacional
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Estado representa 8,2% da safra nacional
A produção de grãos em Mato Grosso do Sul deverá crescer 16% em 2015 e alcançar 17,3 milhões de toneladas, segundo estimativa do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de novembro, divulgado nesta sexta-feira (11) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A estimativa da área a ser colhida é de 4,12 milhões de hectares, um acréscimo de 6,6% frente à área colhida em 2014 (3,87 milhões de hectares). O Estado representa 8,2% da produção da safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas e 7,1% em área.
As commodities que foram responsáveis pelo aumento da produção no Estado são milho e soja. Na safra deste ano devem ser produzidas 9,7 milhões de toneladas de milho, uma alta de 18% em relação a safra de 2014, de 8,25 milhões/t. O rendimento médio do grão também subiu, passando de 5.172 para 5.783 kg/ha. Destacaram-se os municípios de Antônio João, Aral Moreira e Ponta Porã
A produção de soja deve aumentar 15%, saindo de 6,3 para 7,3 milhões de toneladas na safra 2015. O rendimento médio também melhorou, de 2.938 para 3.198 kg/ha.
Na contramão, o trigo, que devido ao excesso de chuva na floração e granação e um sol de intenso calor houve perda total em área de 268 hectares e o restante de 402 hectares foram colhidas. A principal MRG produtora continua sendo a de Dourados com uma área cultivada de 12.695 ha e o município de Laguna Carapã é o principal produtor com uma área cultivada de 3.200 ha.
A 2ª safra de feijão também sofreu redução. O produtor acabou não plantando toda a área estimada inicialmente devido a estiagem na época de plantio. No município de Naviraí, sul do estado, a perda da produtividade média foi em função da chuva de granizo. A principal região produtora de feijão continua sendo Dourados, com uma área cultivada de 7.478 hectares e o rendimento médio obtido foi de 1.727 kg/ha, sendo que o município de Caarapó, passou a ser o principal produtor nesta safra, com uma área plantada e colhida de 2.702 hectares e rendimento médio de 2.000 kg/ha.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Caminhão estraga e interrompe trânsito em rotatória na Via Park
Trânsito ficou interrompido no local
Entidades do setor produtivo criticam aumento da Selic
Consideram que os juros altos prejudicarão o emprego e a recuperação da economia
Motociclista sofre queda ao desviar de buraco e morre arrastado por carreta
O rapaz seguia em uma moto Honda CG pela Avenida
Quase 4 meses após rompimento de barragem, MP reúne Nasa Park e vítimas na tentativa de acordo
Vítimas foram ouvidas individualmente e puderam detalhar todo o prejuízo material, assim como os danos morais, que sofreram
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.