Perto de 100% de imunização, MS pode receber status de área livre da aftosa

MS tem quarto maior rebanho do país

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

MS tem quarto maior rebanho do país

Com um rebanho de aproximadamente 20,6 milhões de cabeças de gado, o 4º maior do País, Mato Grosso do Sul – que na primeira etapa de vacinação contra febre aftosa atingiu quase 100% do rebanho (99,21%), altíssimo índice de imunização – já caminha para receber o status de área livre de febre aftosa sem vacinação.

“Nós vamos encaminhar programas para fortalecer uma carne de qualidade, para ocupar mercados que estão cada vez mais exigentes, cuidando da sanidade com a consciência coletiva que isso é fundamental para abrir novos mercados”, frisa o governador Reinaldo Azambuja.

Reconhecidamente território que instrumentaliza os órgãos que trabalham para manter a sanidade do rebanho, aliado à sustentabilidade da produção, Mato Grosso do Sul trabalha na execução de programas de fomento ao desenvolvimento das cadeias produtivas, de recuperação de pastagens degradadas, de fortalecimento do ‘Novilho Precoce’ e de novos projetos de irrigação e de sustentabilidade da pecuária pantaneira.

Dados da Sepaf apontam que os mais de 7,8 mil pecuaristas cadastrados no Programa Novilho Precoce abateram nos últimos 5 anos quase 3 milhões de bovinos, garantindo um importante incentivo à classe produtora.

O número de abates de animais precoces saltou de cerca de 321 mil em 2007 para 627.320 em 2014, e a média de incentivo por animal macho passou, no mesmo período, de R$ 27,39 para R$ 53,85 para animais machos. O Programa Novilho Precoce com completou 23 anos de existência.

Vinte e seis frigoríficos cadastrados no programa Novilho Precoce já experimentam a realidade vivenciada pelos produtores do Estado, de aumentar o desfrute do rebanho de corte estadual, desenvolvendo o mercado de uma carne de qualidade e de incentivo à eficiência e eficácia do pecuarista, que é premiado com incentivo financeiro pela qualidade do animal.

Conteúdos relacionados

Conab