Lego é marca mais poderosa do mundo em 2015

Mais bem avaliada em lista elaborada pela consultoria Brand Finance

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Mais bem avaliada em lista elaborada pela consultoria Brand Finance

A Lego foi eleita a marca mais poderosa do mundo. O resultado aparece no ranking de 2015 da consultoria Brand Finance, divugado nesta semana. A empresa dinamarquesa ultrapassou a Ferrari, que havia ficado no topo da lista no ano passado.

Segundo o relatório, as peças da Lego estimulam a criatividade e as crianças adoram a possibilidade de construir seus próprios universos. A empresa também oferece a possibilidade de brincar – fora da tela – em um mundo saturado com a tecnologia. Mas o principal fator para o salto da Lego no ranking deste ano foi o filme inspirado em seu produto. “O filme captura perfeitamente o apelo para diferentes gerações. Foi um sucesso de crítica e de bilheteria, arrecadando cerca de US$ 500 milhões desde que foi lançado”, diz o documento.

Vários critérios são utilizados para eleger as marcas mais poderosas, que somam um total de 100 pontos. Entre eles estão familiaridade, lealdade, promoção, satisfação dos funcionários e reputação da empresa. Abaixo, confira o top 10: 

1. Lego
2. PwC
3. Red Bull
4. Unilever
5. McKinsey&Company
6. Burberry
7. Rolex
8. L’Oréal
9. Coca-Cola
10. Ferrari

Mais valiosas

A Brand Finance também lista as marcas mais valiosas. Nesse cálculo, é levado em consideração não só o poder, mas os números de cada empresa. Aí, a Apple é a grande vencedora. “O que a diferencia das outras é sua habilidade de monetizar sua marca”, afirma o CEO da Brand Finance, David Haigh. 

Já a marca cujo valor cresceu mais rápido é o Twitter, que saiu de cerca de US$ 1,5 bilhão no início de 2014 para US$ 4,4 bilhões agora. Outras gigantes da tecnologia como Baidu e Facebook também mais que dobraram o valor de suas marcas.

Na América Latina, o destaque foi o Bradesco, que foi avaliado em US$ 12,3 bilhões. No ranking geral das marcas mais valiosas, ele aparece na 94ª posição. Abaixo, as 10 mais valiosas:

1. Apple
2. Samsung
3. Google
4. Microsoft
5. Verizon
6. AT&T
7. Amazon.com
8. General Electric
9. China Mobile
10. Walmart

Conteúdos relacionados