Consultor lista caminhos seguros para usar o abono

O trabalhador da iniciativa privada recebe nesta segunda-feira (30) a primeira parcela do décimo-terceiro salário. O Midiamax foi às ruas saber o que a população pretende fazer com o dinheiro. As respostas variam, mas em todos os casos os campo-grandenses veem o décimo como um “presente de Natal”, uma quantia que será utilizada ou para aliviar, ou para garantir o futuro, ou para realizar algo, mas que vem para salvar o fim do ano.

Matheus Lima, de 19 anos, é vendedor e vai usar o décimo para fazer uma tatuagem. “Já estava me planejando desde o começo do ano para usar esse dinheiro para a tatuagem. É meu presente para mim mesmo”.

O funcionário público Orlando Menezes, de 70 anos, diz que vai gastar o dinheiro do décimo terceiro para pagar as contas. “Todo ano vai para isso, nunca vai mudar. Vem mais como um alívio que como um extra, para salvar o fim do ano”.

O propagandista Élvis Negrele, de 31 anos, vai aplicar metade na poupança e usar o resto para viajar. “Costumo fazer isso sempre, dividir, garantir o lazer e garantir uma quantia que pode me ajudar lá na frente quando eu precisar”.

Marta Alencar, de 50 anos, diz que aprendeu consigo mesma a guardar o décimo- terceiro. “De dois anos para cá que faço isso, depois de uma experiência ruim. Não uso nada, guardo tudo para garantir um início de ano tranquilo”.

Comprar com a razão

O consultor externo Aldo Barrigosse dá três opções seguras do que fazer com o décimo terceiro. Mas para todos os casos, ele é enfático. “Não precisa ser radical, mas se for comprar algo, compre com a razão e não com a emoção”.

Para os que têm dívidas, o consultor garante que é preciso quitá-las para que elas não fiquem maiores depois. “A taxa de juro está muito alta e a inflação também. Então, a cada dia fica mais corroído o poder de compra”.

Aldo também dá como opção poupar o décimo terceiro ou uma parte dele. “A expectativa para 2016 é que a inflação seja alta também. Por isso é importante ter um dinheiro guardado para honrar os compromissos no início do ano, manter as necessidades básicas e até fazer uma compra desejada”.

Para quem quer usar o dinheiro para compras, o consultor indica consciência e organização. “Comprar de forma orientada, ver o orçamento, olhar primeiro para dentro. Cada um tem que saber o que pode investir: o que for adequado ao bolso”.

Aldo ainda alerta para a população não cair na armadilha de gastar sem precisar. “É interessante planilhar as compras, se organizar. Não comprar sem necessidade. As lojas têm estratégias de marketing que estimulam a compra por impulso, temos que ter isso bem orientado na cabeça para não comprar mais do que pode para não se arrepender depois”.

Servidores

Os servidores estaduais receberão apenas semana que vem o décimo terceiro, na terça-feira dia 8, mas já o receberão completo, conforme anunciado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) nesta segunda-feira (30).

Os servidores municipais já foram informados pelo prefeito Alcides Bernal (PP) que por conta da crise da Prefeitura, receberão metade em dezembro e metade em janeiro, ainda sem previsão de data.