Movimento pede queda de impostos e preço do pão pode baixar em MS

Sindicatos de panificação de todo o país se uniram para exigir a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) incidentes sobre o setor. Em Mato Grosso do Sul, os empresários querem a redução de pelo menos 10% na alíquota, o que pode reduzir o preço do pão no estado. “Do jeito que […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Sindicatos de panificação de todo o país se uniram para exigir a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) incidentes sobre o setor. Em Mato Grosso do Sul, os empresários querem a redução de pelo menos 10% na alíquota, o que pode reduzir o preço do pão no estado.

“Do jeito que está não tá dando pra trabalhar”, lamentou Raul Barbosa, presidente do Sindipan/MS (Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria). “Queremos uma queda no ICMS, até para poder reduzir o valor do produto”, completou.

Hoje, o quilo do pão francês é comprado entre R$ 7,00 e R$ 10,80 em Campo Grande, de acordo com o sindicato. “Não temos ainda como saber o impacto de uma possível redução de impostos, mas com certeza baratearia o preço”, comentou Barbosa.

A proposta de redução do ICMS foi realizada em conjunto pelos sindicatos de panificação do país, e entregue ao Congresso Nacional, à Presidência e aos governos estaduais.

Em MS, a proposta é reduzir a alíquota de ICMS, hoje em 15% para o segmento, para 3%. “Mas uma alíquota de 5% já ajudaria demais”, opinou o presidente do Sindipan/MS.

De acordo com o sindicato regional, as negociações devem seguir até o fim de maio, quando é esperado uma resposta das autoridades nacional e regionais.

Conteúdos relacionados