Com consumidores mais otimistas, Dia das Crianças deve movimentar R$ 242 milhões em MS

No total dos gastos com a data no Estado, R$ 164,3 milhões serão direcionados às compras de presentes e outros R$ 77,7 milhões às comemorações

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Brinquedos são os preferidos. (Foto: Arquivo/Midiamax)

Há menos de um mês do Dia das Crianças, a preparação e expectativa com a data começa. Neste ano, pesquisa mostra que os consumidores estão mais otimistas e devem gastar 63% a mais que em 2021. Entre gastos com presentes e comemoração, a data deve movimentar R$ 242 milhões em Mato Grosso do Sul.

Pesquisa realizada em parceria entre o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF/MS) e o Sebrae MS mostra que o gasto médio no período será de R$ 321 por pessoa, entre presentes e comemorações. No total dos gastos com a data no Estado, R$ 164,3 milhões serão direcionados às compras de presentes e outros R$ 77,7 milhões às comemorações.

Brinquedos são os preferidos para a data e devem ser a escolha de 61,6% dos compradores, seguidos de roupas (35,8%) e calçados (14,4%). A escolha da criança deve ser ouvida por 35,2% dos consumidores, enquanto outros 32,3% devem se deixar influenciar pelas vitrines das lojas. Propagandas devem atingir apenas 14,7% das pessoas que vão às compras.

“Há um aumento real no gasto médio com presentes e comemorações, e também, nos percentuais de intenções de comemorar e comprar, fazendo com que a expectativa de movimento na economia seja bastante positiva”, diz a economista do IPF/MS, Regiane Dedé de Oliveira.

Gastos por cidade

Entre os municípios pesquisados, o gasto médio com a compra de presentes deve chegar a R$ 201,54 em Corumbá e Ladário, maior valor do Estado. Em Ponta Porã, o gasto médio é de R$ 180,95 e em Três Lagoas R$ 182,61. O menor gasto é em Coxim com R$ 168,68.

A maioria, 68,9%, diz que pagará à vista priorizando descontos, sendo que 39,9% vão priorizar o parcelamento e também contarão a variedade, apontada por 30% e o atendimento, 37,2%. Sobre os fatores preponderantes na definição do local de compra, estão: a escolha da criança (35,2%), as vitrines (32,3%) e propagandas (14,7%).

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